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https://hdl.handle.net/1822/9863
Título: | Os manuais escolares e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico |
Autor(es): | Leite, Laurinda Costa, Cíntia Esteves, Esmeralda |
Data: | 2008 |
Citação: | CONGRESO DE ENSINANTES DE CIÊNCIAS DE GALICIA, 21, Carballiño, 2008 – “Actas do XXI Congreso de ENCIGA.” [Carballiño: Asociación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia, 2008]. |
Resumo(s): | As competências associadas à resolução de problemas são, desde há bastante tempo, consideradas relevantes para qualquer cidadão, não só no âmbito escolar mas também em contextos do dia-a-dia. Contudo, actualmente defende-se que mais importante do que aprender a resolver problemas tipo, que exigem a implementação de algoritmos e o recurso a conhecimentos conceptuais previamente adquiridos, é que o aluno aprenda “novos” conhecimentos resolvendo problemas (Lambros, 2004). A defesa desta posição é consistente com o facto de, no dia-a-dia, os problemas surgirem antes de os cidadãos estarem na posse dos conhecimentos e das competências necessárias para os resolver. Neste contexto, os problemas tornam-se o ponto de partida para a aprendizagem. Simultaneamente, o centro dos processos de ensino e de aprendizagem passa do professor para o aluno. Assim, em vez de termos um ensino que recorre a problemas para consolidar aprendizagens, passamos a ter uma Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), do inglês Problem Based Learning (PBL). O aluno, em vez de ser ensinado pelo professor, aprende por si próprio, tirando partido de ambientes de aprendizagem que o professor cria para que ele aprenda (Lambros, 2004). Em Portugal, as Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais (OCCFN), do Ensino Básico, reconhecem a ABRP ao sugerirem “situações de aprendizagem centradas na resolução de problemas, com interpretação de dados, formulação de problemas e de hipóteses, planeamento de investigações, previsão e avaliação de resultados, estabelecimento de comparações, realização de inferências, generalização e dedução” (DEB, 2001a, p.7). A passagem das OCCFN para a sala de aula é mediada pelo manual escolar, que os professores são obrigados a seleccionar e a adoptar nas diversas escolas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9863 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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