Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9970
Título: | Docência online: uma tessitura pedagógica/comunicacional |
Autor(es): | Ferreira, Maria da Conceição Alves Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Docência online Interfaces pedagógicas |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5646-5657. |
Resumo(s): | O artigo apresenta estudo sobre a docência online e como esta se fundamenta na prática de cursos online na educação superior. Enfoca a docência e como ela pode contribuir/modificar outras formas de docência, a saber: o ensino presencial e semipresencial. Analisa, também, o chat como uma interface pedagógica importante para esse tipo de atuação docente. Os referenciais teóricos dialogam com aparatos conceituais que tematizam a educação online, interatividade, docência e etnopesquisaformação. A docência online, além de ser um conjunto de ações de ensino/aprendizagem realizadas pelos envolvidos na prática educativa, é uma pedagogia fundamentada em princípios educacionais diferenciados que abrigam um conjunto de ações ensino-aprendizagens por meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência, o que permite a participação-intervenção, a bidirecionalidade-hibridação e a permutabilidade, sendo esses pressupostos da pedagogia comunicacional-interativa, sobre os quais enfocamos a nossa base teórico-conceitual. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9970 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOCÊNCIA ONLINE - UMA TESSITURA PEDAGÓGICACOMUNICACIONAL.pdf | Documento principal | 300,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |