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https://hdl.handle.net/1822/10014
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marques, Natália | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-06T16:41:51Z | - |
dc.date.available | 2010-01-06T16:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Paulo ; OSÓRIO, António ; RAMOS, Altina, org. – “O digital e o currículo”. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-4-2. p. 139-161. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-98456-4-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10014 | - |
dc.description.abstract | Os jogos representam um universo cultural, onde os jovens geralmente procuram inspiração, orientação e prazer lúdico. Estas novas formas de aprendizagem cultural circulam por toda a parte, desde a simples consola de jogos até ao ilimitado espaço da Internet. Esta associação entre as dimensões lúdico e a aprendizagem, no que alguns autores denominam de edutainment, levanta um conjunto de pertinentes questões que merecem estudo, como sejam: como poderemos explorar estes pequenos engenhos electrónicos nos currículos escolares? O que podem os alunos retirar dos jogos, como introduzi-los na sala de aula e que medidas são necessárias para os tornar relevantes num ambiente educacional? O presente texto aborda o conceito de jogo electrónico, a sua evolução e a importância de sua utilização em contexto educativo. Pretendemos discutir as possíveis aplicações pedagógicas dos jogos electrónicos, tomando como referência o videojogo Sim City 4, através da apresentação dos resultados obtidos a partir de um estudo descritivo. O desafio que aqui se coloca é averiguar até que ponto o recurso aos jogos electrónicos, em contexto sala de aula, pode contribuir para uma participação do aluno no seu próprio conhecimento, assumindo-se como uma efectiva ferramenta educativa. Foi este desafio que nos levou à investigação que realizámos e partilhamos com os leitores neste texto. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Jogos electrónicos | por |
dc.subject | Edutainment | por |
dc.title | Potencialidades pedagógicas dos jogos electrónicos: um estudo descritivo com o Sim City | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Potencialidades pedagógicas dos jogos electrónicos – um estudo descritivo com o Sim City.pdf | 144,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |