Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10135

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Adriana-
dc.date.accessioned2010-01-20T16:51:38Z-
dc.date.available2010-01-20T16:51:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationLIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7.por
dc.identifier.isbn978-85-7506-165-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10135-
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/ UFSC (Brasil)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEventos de letramento acadêmicopor
dc.subjectCurso de Letraspor
dc.subjectCrônicaspor
dc.titleEventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eventos reflexivo transformativos em Letras ADRIANA FISCHER.pdfDados relativos à produção escrita do gênero crônica em um curso de Letras (Brasil), que pertencem à investigação de doutoramento (2004-2007) desta autora.356,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID