Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10135
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fischer, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-20T16:51:38Z | - |
dc.date.available | 2010-01-20T16:51:38Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | LIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-7506-165-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10135 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/ UFSC (Brasil) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Eventos de letramento acadêmico | por |
dc.subject | Curso de Letras | por |
dc.subject | Crônicas | por |
dc.title | Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eventos reflexivo transformativos em Letras ADRIANA FISCHER.pdf | Dados relativos à produção escrita do gênero crônica em um curso de Letras (Brasil), que pertencem à investigação de doutoramento (2004-2007) desta autora. | 356,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |