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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEiriz, Vasco-
dc.contributor.advisorSilva, Elisabete Cabeço-
dc.contributor.authorAreias, João Carlos de Sousa-
dc.date.accessioned2010-01-22T15:59:29Z-
dc.date.available2010-01-22T15:59:29Z-
dc.date.issued2009-12-18-
dc.date.submitted2009-05-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10167-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências Empresariais (área de conhecimento em Marketing e Gestão Estratégica)por
dc.description.abstractA relevância dos relacionamentos é uma realidade incontornável na existência de qualquer empresa todas as empresas criam, desenvolvem e gerem relacionamentos com outras empresas e organizações de forma mais ou menos rotineira. No entanto, as empresas nem sempre possuem a consciência das implicações que decorrem das redes inter-organizacionais e, ainda menos, das implicações que podem vir a existir. A investigação apresentada nesta tese analisa essas questões, estudando quatro casos desenvolvidos no âmbito da indústria têxtil e do vestuário portuguesa. Os casos são analisados com base em quatro unidades de análise: empresa, díade, projecto e rede de relacionamentos. A análise tem por base um modelo conceptual, designado por modelo de cooperação inter-organizacional, que deriva da revisão da literatura e incorpora os seguintes constructos: actividades, actores e recursos; cooperação interorganizacional; cooperação estratégica; e capacidade competitiva. A indústria têxtil e de vestuário possui uma elevada expressão ao nível nacional e atravessa um período de acentuada mudança, que está a originar a transição dos paradigmas que serviram de base ao tecido industrial. Recorrendo a dados qualitativos recolhidos através de 45 entrevistas e fontes documentais em 32 empresas, a tese analisa de que forma é possível materializar o desenvolvimento interorganizacional em rede para gerar capacidade competitiva, perceber como as empresas sentem e reagem à evolução do seu contexto e como a evolução das interacções inter-organizacionais é traduzida na estratégia. O contributo da investigação para a teoria é materializado através do modelo conceptual original, do enquadramento dos projectos e das redes de projectos nas redes industriais, do enquadramento da análise inter-organizacional num sector de actividade específico e do desenvolvimento na aplicação das metodologias qualitativas na investigação em ciências empresariais. Em termos empíricos, a investigação vem alertar para a necessidade das empresas pensarem a sua rede de relacionamentos de um forma mais estruturada e como potencial fonte de vantagem competitiva, evidenciando o papel que as díades, os projectos e a rede de relacionamentos desempenham na capacidade competitiva da empresa.por
dc.description.abstractThe importance of relationships is an inevitable reality in the existence of any firm All firms create, develop and manage relationships with other firms and organizations on a more or less regular basis. However, firms don’t always possess the consciousness of the implications that derive from interorganizational networks, and even less the implications that may arise. The research presented in this thesis analyzes these issues, studying four cases developed within the Portuguese textile and clothing industry. The cases are analyzed based in four units of analysis: firm, dyad, project and relationship network. The analysis is based on a conceptual model, named as model of interorganizational cooperation, which derives from the literature review and incorporates the following constructs: activities, actors and resources; interorganizational cooperation; strategic cooperation; and competitive capacity. The textile and clothing industry possesses a high importance at national level and traverses a period of considerable change, which is originating the transition of the paradigms that served as a basis to the industrial structure. Resorting to qualitative data gathered through 45 interviews and documental sources in 32 firms, the thesis analyzes in which way it is possible to materialize the interorganizational development in a network to generate competitive capacity, understand how firms feel and react to the evolution of their context and how the evolution of the inter-organizational interactions is translated in the strategy. The contribution of the research to the theory is materialized through the original conceptual model, the inclusion of the projects and project networks in the industrial networks, the inclusion of the interorganizational analysis in a specific activity sector, and the development of the application of qualitative methodologies in management science research. In empirical terms, the research calls the attention to the necessity of firms to think their relationship network in a more structured way and as a potential source of competitive advantage, highlighting the role carried out by dyads, projects and the relationship network in the competitive capacity of the firm.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCooperação e capacidade competitiva em redes industriais : redes, projectos e díades na indústria têxtil e do vestuáriopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc658.0:677-
dc.subject.udc677:658.0-
dc.subject.udc658.0:687-
dc.subject.udc687:658.0-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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