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TítuloA botânica no século XX em Portugal: análise do seu ensino nos manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º ciclo)
Autor(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveManuais escolares
Botânica
1.º Ciclo
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
CitaçãoGUIMARÃES, Fernando - A botânica no século xx em Portugal : análise do seu ensino nos manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º ciclo). In SILVA, Manuel Carlos [et al.], orgs. – “Sociedades desiguais e paradigmas em confronto : actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, 2009” [Em linha]. Braga : Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, 2009. [Consult. 05 Fevereiro. 2010]. Disponível em WWW:<http://www.xconglab.ics.uminho.pt/ficheiros/Volume03.pdf>. ISBN 978-989-96335-0-6. vol. 3, p. 174-187.
Resumo(s)Está hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Os manuais têm para a escola uma importância na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico. Integrando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da transmissão de conhecimentos desempenham importantes funções pedagógicas e didácticas através das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas. O presente estudo, baseado na dissertação de doutoramento em Estudos da Criança, analisa a importância que tem sido conferida à área de Botânica nos manuais de Ciências dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no século XX. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didácticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, assente na análise de conteúdo e na análise de clusters, contribui para confrontar os livros quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didácticas que traduzem, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Assim, surgem a descomplexificação, a desconceitualização e a conservação dos conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões do ensino da Botânica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10319
ISBN978-989-96335-0-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

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