Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10575
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar | - |
dc.contributor.author | Fernandes, José António | - |
dc.date.accessioned | 2010-05-18T15:36:52Z | - |
dc.date.available | 2010-05-18T15:36:52Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Bárbara Vilamarim do Alvar; FERNANDES, José António - O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. In FERNANDES, José António; MARTINHO, M. H.; VISEU, F., ed. lit. – “XX SIEM : actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática, 20, Viana do Castelo, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-72-8. p. 166-178. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-72-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10575 | - |
dc.description.abstract | Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo sobre o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento do conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. O trabalho colaborativo centrou-se na planificação e reflexão da acção pedagógica de duas professoras e da investigadora, assumindo-se as suas experiências prévias como ponto de partida da sua própria mudança. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados através de entrevistas, de um questionário ministrado aos alunos, da observação de aulas e das sessões de trabalho realizadas. O trabalho de planificação e reflexão conjunta, bem como a observação de aulas pelas docentes, numa perspectiva colaborativa, constituiu por si só um processo de mudança profissional docente. Além disso, a análise e reflexão realizadas revelaram a valorização pela professora de tarefas exploratórias, das estratégias espontâneas dos alunos e das ideias erradas. A par disto, verificou-se o desenvolvimento de uma consciência crescente de que a mudança de estratégias na prática lectiva é possível a partir do envolvimento e esforço pessoais, sustentada num trabalho realizado em conjunto. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Conhecimento didáctico | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Combinatória | por |
dc.title | O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória | por |
dc.type | conferencePaper | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009a_XX_SIEM[1].pdf | O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora | 74,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |