Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10575

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar-
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.date.accessioned2010-05-18T15:36:52Z-
dc.date.available2010-05-18T15:36:52Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCARVALHO, Bárbara Vilamarim do Alvar; FERNANDES, José António - O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. In FERNANDES, José António; MARTINHO, M. H.; VISEU, F., ed. lit. – “XX SIEM : actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática, 20, Viana do Castelo, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-72-8. p. 166-178.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-72-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10575-
dc.description.abstractNeste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo sobre o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento do conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória. O trabalho colaborativo centrou-se na planificação e reflexão da acção pedagógica de duas professoras e da investigadora, assumindo-se as suas experiências prévias como ponto de partida da sua própria mudança. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados através de entrevistas, de um questionário ministrado aos alunos, da observação de aulas e das sessões de trabalho realizadas. O trabalho de planificação e reflexão conjunta, bem como a observação de aulas pelas docentes, numa perspectiva colaborativa, constituiu por si só um processo de mudança profissional docente. Além disso, a análise e reflexão realizadas revelaram a valorização pela professora de tarefas exploratórias, das estratégias espontâneas dos alunos e das ideias erradas. A par disto, verificou-se o desenvolvimento de uma consciência crescente de que a mudança de estratégias na prática lectiva é possível a partir do envolvimento e esforço pessoais, sustentada num trabalho realizado em conjunto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConhecimento didácticopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectCombinatóriapor
dc.titleO trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatóriapor
dc.typeconferencePaperpor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009a_XX_SIEM[1].pdfO trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora74,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID