Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10578

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Clara Costa-
dc.date.accessioned2010-05-19T13:20:13Z-
dc.date.available2010-05-19T13:20:13Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citation"Revista Informática na Educação : teoria & prática". ISSN 1516-084X .12:2 (Jul./Dez. 2009) 23-34.por
dc.identifier.issn1516-084X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10578-
dc.description.abstractO artigo tem por finalidade refletir como a teoria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e descontinuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regulação cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernética e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido autopoiético do educando.por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic incongruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some concepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that education processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutopoiesispor
dc.subjectCibernéticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutopoiesispor
dc.subjectCyberneticspor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectEducationpor
dc.titleDa cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidadespor
dc.title.alternativeFrom cybernetics to autopoiesis: continuties and descontinuitieseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.eissn1982-1654-
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
pdf_cib_e_autopoiesis.pdf73,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID