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TítuloPlaneamento e gestão da infra-estrutura viária urbana: o caso da Póvoa de Varzim
Autor(es)Cunha, Irene Dias Ferradeira
Orientador(es)Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveNível de serviço de vias e intersecções
Capacidade de vias e intersecções
Previsão de tráfego
Pavimentos rodoviários
Póvoa de Varzim
Level of service of roads and intersections
Capacity of roads and intersections
Traffic forecast
Road pavements
Data17-Jul-2009
Resumo(s)O elevado crescimento da população urbana e o decorrente desenvolvimento económico, social e urbanístico tem tido como consequência um aumento global das deslocações em meio urbano. Tal fenómeno origina frequentes vezes perda de qualidade de vida das populações das cidades, tornando cada vez mais premente a procura de soluções para mitigar esses problemas. Também, as estratégias de intervenção tradicionais baseadas no aumento sistemático da capacidade das infraestruturas viárias têm originado custos elevados para a sociedade ao nível económico, social e ambiental, o que obriga os responsáveis pela gestão da mobilidade urbana à pesquisa de novas estratégias de actuação. Contudo, nomeadamente a nível municipal, a necessidade de garantir uma rede viária eficiente é crucial pois facilita a movimentação de pessoas e bens, tendo por consequência um impacto positivo directo na vitalidade da economia local. Neste contexto, a presente dissertação pretende contribuir para o estudo e avaliação da infra-estrutura viária da cidade da Póvoa de Varzim, nomeadamente das vias pertencentes à rede primária e secundária definidas no actual Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim. Tendo por base os pressupostos de planeamento e gestão de engenharia de tráfego, em particular os definidos pelo Highway Capacity Manual 2000, avalia-se o nível de desempenho de um número significativo de vias fulcrais da rede. Para as situações identificadas pela análise como de mau desempenho são apontadas directrizes que visam ajustar a oferta da rede à procura previsível do tráfego. Ainda, atendendo a que uma gestão eficaz da rede só é possível através de uma optimização da relação “qualidade/investimento”, é discutida uma solução que visa o dimensionamento de pavimentos standard a aplicar no futuro nas vias segundo a sua classe hierárquica e de acordo com o tráfego previsível.
The emergence of fast growing in urban population and the direct consequences for the economic, social and urban development origin an traffic volume increase in urban areas. This phenomenon often causes loss of quality of life for city’s population, making more urgent the research of better solutions. Also, the traditional strategies based on a systematic increase of the capacity of urban collector and arterial roads maintain high economic, social and environmental costs for society. Thus, news strategies must be implemented to manage urban mobility. Nevertheless, particularly at municipal level, an efficient road network is a crucial element to foster the mobility of people and goods, normally with a direct and positive impact on the local economy vitality. In this context, this dissertation aims to study and evaluate the urban road infrastructure in the city of Póvoa de Varzim, mainly the primary and secondary roads identified in network of the Urban Development Plan for the City. The study and evaluation of the roads and intersections was carried out with the knowledge from planning and traffic engineering, particularly from Highway Capacity Manual 2000. For problematic situations are recommended some guidelines to mitigate and adjust the roads network of the city. Furthermore, the network management is only possible through the optimization of the ratio "quality/investment" so the study also propose a design of standard pavements for the roads according to the network hierarchy classification and the traffic forecast.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Municipal
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10614
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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