Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10624
Título: | Stress ocupacional em profissionais de saúde: um estudo com médicos e enfermeiros portugueses |
Autor(es): | Silva, Maria da Conceição de Melo Gomes, António Rui |
Palavras-chave: | Stress ocupacional Burnout Satisfação Comprometimento organizacional Coping Occupational stress Organizational commitment Satisfaction |
Data: | 2009 |
Revista: | Estudos de Psicologia |
Citação: | “Estudos de Psicologia (Natal)”. ISSN 1413-294X. 14:3 (Set./Dez. 2009) 239-248. |
Resumo(s): | Este estudo analisa o stress ocupacional em 155 profissionais da área da saúde (e.g., médicos e enfermeiros) a trabalharem em instituições hospitalares e centros de saúde da região norte de Portugal. Foram avaliadas as fontes de stress, o burnout, o coping proactivo, o comprometimento organizacional e a satisfação e realização profissional. Os resultados apontaram 15% de profissionais com experiências significativas de stress e 6% com problemas de exaustão emocional. As análises comparativas (MANOVA e t-test para amostras independentes) demonstraram maior tendência para problemas de stress ocupacional nos seguintes grupos: i) mulheres (embora os homens evidenciem maior despersonalização); ii) enfermeiros mais novos e com menor experiência profissional; iii) solteiros; iv) classe profissional dos enfermeiros; v) profissionais que exercem funções em centros de saúde; vi) profissionais com situações contratuais mais instáveis; e vii) profissionais que realizam trabalho por turnos rotativos. No final, são apresentadas algumas indicações para a investigação futura. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10624 |
ISSN: | 1413-294X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6-Artigo-SO-Profissionais Saúde-Estudos de Psicologia-Natal.pdf | Documento principal | 510,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |