Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10741
Título: | Design inclusivo: um estudo de caso: tocar para ver: brinquedos para crianças cega e de baixa visão |
Autor(es): | Pereira, Maria Leonor Duarte |
Orientador(es): | Cunha, Joana |
Data: | 27-Nov-2009 |
Resumo(s): | A proposta de trabalho centrou-se no desenvolvimento de brinquedos dirigidos não só a crianças cegas ou de baixa visão mas a todas as crianças em geral, como forma de proporcionar a partilha ou troca de conhecimentos e a integração de todas num ambiente sem exclusão. Tocar Para Ver é um conceito de brinquedos criados a pensar
nas crianças com deficiências visuais.
No caso concreto deste conceito, o sentido estético foi essencial para o seu
desenvolvimento, mas a sua função lúdica e educativa foram preponderantes. Os
brinquedos, criados a pensar nas crianças com dificuldades específicas, cegueira ou
baixa visão, têm como objectivo desenvolver os sentidos tácteis e visuais, criandolhes
competências para futuros desafios.
A pesquisa bibliográfica realizada teve como finalidade fundamentar todas as
concepções detidas, bem como conhecer as necessidades das crianças com
deficiências visuais, o que as ajuda a progredir, a adquirir conceitos e competências
para conseguirem obter uma maior qualidade de vida. Foi também fundamental para o
desenvolvimento do produto conhecer os pressupostos do Design Inclusivo e do
Design Centrado no Utilizador.
São estes conceitos de Design que estruturam todo o projecto e que permitiram que
fosse desenvolvido de uma forma coerente com os resultados obtidos pela observação
e estudo dos comportamentos e necessidades das crianças com deficiências visuais. O
estudo das necessidades destas crianças foi desenvolvido com o apoio de educadoras
de infância que trabalham diariamente com esta deficiência.
Os protótipos dos brinquedos foram executados respeitando a proposta definida no
estudo e que se traduziu no trabalho com texturas, relevos e cores, utilizando para isso
diferentes malhas e bordados, perceptíveis pela utilização do tacto, contribuindo dessa
forma para a obtenção de produtos educativos e lúdicos, agradáveis e com qualidade.
Foram fabricados brinquedos em contexto industrial e também artesanalmente,
posteriormente foram testados e validados pela utilização de crianças. The present work was centered in the development of toys, directed not only to children with visual impairments/disabilities, but to all children in general, as a way to provide knowledge share or exchange as well as the integration of all in an environment without exclusion. Touch to See is a concept of toys created thinking on the children with visual disabilities. In the concrete case of this concept, the aesthetic sense was essential for its development, but the playful and educative function were predominant. The toys, created thinking about the children with specific difficulties, blindness or low vision, have as main purpose the development of the tactile and visual senses, creating in those children competences to handle future challenges. The bibliographical research had the finality to base all the conceptions apprehended, as well as to know the needs of the children with visual disabilities, what helps them to progress, to acquire concepts and competences to get a better quality of life. It was also essential to the development of the product to know the presuppositions of the Included Design and of the User Centered Design. These Design concepts are the structure that supports the whole project and they made possible for it to be developed in a coherent form, with the results obtained by the observation and study of the behaviors and needs of the children with visual disabilities. The study of these children needs was developed with the support of the childhood educator that works daily with this disability. The prototypes of the toys were executed respecting the proposal defined in the study, resulting in the work with textures, reliefs and colors, using for that different knits and embroideries perceptible by the use of the touch, contributing in this form to the development of educative, playful, and pleasant products with quality. The toys were manufactured in industrial context and also manually, subsequently they were tested and validated through the analysis of their use by the children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Tese de mestrado em Design e Marketing (área opção têxtil) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10741 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |