Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10976
Título: | Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção |
Autor(es): | Martins, Maria Conceição Pacheco Sampaio |
Orientador(es): | Correia, Luís de Miranda |
Palavras-chave: | Leitura Dificuldades de aprendizagem específicas Consciência fonológica Estratégia do PALS: Ler com um Par Lecture Specific learning disabilities Phonologic conscience PALS strategy: Reading with a Peer |
Data: | 22-Fev-2010 |
Resumo(s): | Este estudo tem por finalidade uma investigação que permita a implementação de práticas
eficazes com estratégias devidamente fundamentadas. O que se propõe é olhar sobre os
resultados práticos da investigação nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas quando
aplicados em tempo oportuno, revelando porventura parâmetros excelentes na sua objectividade.
A amostra é constituída por quatro alunos sujeitos a uma retenção e com um Plano de
Acompanhamento ao abrigo do Despacho Normativo nº50/2005, de 20 de Outubro. Inicialmente
foram avaliados em termos educativos com a Escala de Comportamento Escolar, de Correia
(1983), e a aplicação da Avaliação Informal da Pragmática adaptada e traduzida por Santos
(2007) de Delmar Learning (2004). Para a intervenção apliquei uma estratégia do PALS
adaptada por Linan-Thomson e Vaughn (2007) (citados por Martins, 2008): Ler com um par.
Esta aplicação produz ganhos a nível da leitura (Martins, 2008). Dois alunos sofreram
intervenção especializada ao nível do desenvolvimento da consciência fonológica, leitura de
palavras com casos de leitura, os outros dois apenas serviram de controlo.
Após a análise e interpretação dos resultados, com base na aplicação da estratégia do
PALS: Ler com um Par, verifiquei que os alunos experimentaram sucesso na leitura de palavras
polissílabas com encontros consonânticos. Este estudo culminou com a análise comparativa
registada graficamente entre os dois grupos de alunos: os que foram expostos à intervenção
especializada com a implementação da estratégia e os que não tiveram este tipo de intervenção
(grupo de controlo).
A forma como esta investigação foi desenvolvida em dois dos alunos com dificuldades de
aprendizagem específicas centradas na leitura, é um contributo na comprovação de que as
decisões para a intervenção educativa de sucesso devem ser tomadas com rigor e
profissionalismo, sempre levando em consideração o que a investigação põe ao nosso alcance.
Assim, este estudo tem como conclusão que a implementação de estratégias,
comprovadas pela investigação científica, contribui para melhorar significativamente a fluência na leitura de pequenas frases, que estava altamente comprometida e que levou os alunos à retenção. The goal of this study is a investigation that allows the implementation of effective practices with fundamented strategies. A look over practical results of investigation in specific learning disabilities is proposed, when applied in a timely manner, revealing excellent objective parameters. The sample is of four students subjected to a retention with a follow-up plan as Dispatch Number 50/2005, of October 20. Initially, they were evaluated in educative terms with the School Behaviour Scale (Correia, 1983) and the Pragmatic Informal Evaluation was applied by Santos (2007) of Delmar Learning (2004). For intervention the PALS strategy, adapted by Linan-Thomson and Vaughn (2007) in Martins (2008), was applied: Read with a Pair. This application produces gains in a lecture level (Martins 2008). Two students were specially intervened at a phonologic conscience development, word reading with lecture cases, the other two students were only for control. After the interpretation and analysis of results, based in PALS strategy application: Read with a Pair, I could see that students were successful in reading of polysyllable words with consonantal meetings. This study ended by comparing analysis between this two students group: the ones exposed to specialized intervention, with strategy implementation, and the ones that did not had this intervention (control group). The development of this investigation was in two students with specific learning disabilities in reading and is a proved contribution that successful educative intervention should be taken in a professional and rigorous manner, always considering what investigation lets us reach. The conclusion of this study is that the strategy implementation, proved by scientific investigation, contributes and improves very much the reading fluency of short phrases, that were highly compromised and that took students to retention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10976 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |