Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10979

TítuloAs actividades de enriquecimento curricular: que espaços têm as crianças?
Autor(es)Guimarães, Sónia Manuela Batista
Orientador(es)Fernandes, Natália
Palavras-chaveAEC
Alunos
Condição de aluno
Ludicidade
Extra curricular activities
Students
Student condition
Having fun
Data21-Dez-2009
Resumo(s)A presente dissertação insere-se no âmbito do mestrado em Estudos da Criança na especialidade de Associativismo e Animação Sociocultural. Este trabalho consiste num estudo de caso e tem como objectivo conhecer a natureza das actividades desenvolvidas nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), tipo de posicionamento que a criança assume nas mesmas, bem como perceber através das vozes dos professores das AEC, dos professores titulares de turma e das crianças as alterações que estas vieram provocar nos tempos de vida da criança, as influências no comportamento e rendimento escolar. Este estudo de caso realizou-se no ano de 2008 num estabelecimento de ensino público, com alunos do 1º ciclo do ensino básico. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram os inquéritos, utilizados com os alunos, os professores titulares de turma e os das AEC. Os resultados encontrados permitiram-nos perceber, antes de mais que são vistas de forma diferenciada por cada um dos actores participantes do estudo: as crianças gostam sobretudo pelo contacto com colegas, professores e auxiliares de acção educativa, mas desejariam que abarcassem outras actividades livres e, sobretudo, mais tempos de recreio. Os seus professores das AEC consideram que elas são lúdicas, motivadoras e interessantes, embora desenvolvidas em espaços não apropriados. Os professores titulares de turma sentem-nas como tendo influência no rendimento escolar, perturbadoras do comportamento dos seus alunos, mas benéficas e lúdicas. De uma forma geral pode dizer-se, a partir do trabalho, que a implementação e desenvolvimento das referidas Actividades implicaram alterações nos tempos de vida das crianças, diminuindo-lhes os seus tempos de brincadeira e de estar com a família e para o estudo individualizado, em casa. Influenciaram, ainda, os seus comportamentos e o rendimento escolar, uma vez que um dos dados que surgem no decorrer da investigação dá conta da menor concentração e capacidade de atenção das crianças e da maior exaltação com que regressam à sala de aula.
This essay belongs to the mastership in Children`s studies, culture animation. This work consists in a study case and the goal is to meet the fun nature of developed activities and the student/child in ECA -AEC`s – Extra curricular activities, and the changes those will cause in children`s life, the influence, in their behaviour and school work, as well as the people involved: students, teachers, nominal teachers, classes. This work is about a study case which took place in 2008 with basic students. The methodology has a quality approach. The data were the inquiries to students and teachers. The results allowed us to realize that the development of such activities changed the time in children`s lives, it reduced their free time, their family time, their study time, their behavior and school results, found in less concentration and attention. This way students see these activities as an amusement time which they enjoy because of the relationship with his mates, teachers, and clerks, and they which to enclose other activities, mainly in their free time. Their teachers feel they are motivating and interesting, although not in appropriate time. Nominal teachers feel them as a source of better school results, upsetting behaviours but good in developed activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10979
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf
Acesso restrito!
2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID