Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10985

TítuloRevelando as aprendizagens das crianças : a documentação pedagógica
Autor(es)Azevedo, Ana Maria Lourenço Cerqueira
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Data23-Dez-2009
Resumo(s)Pretendeu-se com este estudo descrever, interpretar e compreender o processo de (re)construção da pedagogia, no domínio da documentação pedagógica como estratégia para revelar as aprendizagens das crianças. As questões formuladas revelam o interesse pelo desenvolvimento de uma compreensão profunda e detalhada do processo de (re)construção da pedagogia ao nível de uma dimensão central - a documentação das aprendizagens das crianças organizada em portfolios e perspectivam a realização de uma investigação que se situa no âmbito de um estudo de caso de orientação construtivista, realizado por processos de investigaçãoacção, no âmbito do modelo de intervenção da Associação Criança (Oliveira- Formosinho e Formosinho, 2001). Neste enquadramento, a documentação pedagógica surge com a preocupação de apoiar o desenvolvimento profissional das educadoras de infância na reconstrução da sua profissionalidade, exigindo recriar a imagem de criança e o seu papel na aprendizagem quer nas instituições de educação de infância, quer na sociedade em geral. A formação em contexto desenvolve-se de modo a garantir os direitos das profissionais ao seu desenvolvimento profissional e o direito das crianças a uma educação de qualidade. A investigação realizada, através de um estudo de caso participativo, permitiu compreender o processo de (re)construção das práticas avaliativas através da documentação pedagógica. A análise e interpretação desse processo permitiu compreender as transformações ocorridas, desde a identificação do problema sentido pelas profissionais do contexto apoiado pela Associação Criança em torno da avaliação das crianças até à apropriação da documentação pedagógica e da sua organização em portfolios como estratégia de avaliação alternativa ecológica. Isto é, o estudo permitiu compreender como é que a documentação pedagógica pode sustentar o processo de monitorização e de avaliação das crianças e identificar as dificuldades que se apresentam à aprendizagem profissional na apropriação da documentação pedagógica e as conquistas que se desenvolveram neste processo concreto. Permitiu ainda identificar as condições estruturais referidas às aprendizagens profissionais ao nível da formação em contexto que facilitam o processo de aprendizagem das crianças.A documentação revela-se como uma importante estratégia para promover a participação das crianças e da sua família na sua aprendizagem e na avaliação dessa aprendizagem e como uma estratégia potenciadora do respeito pelas culturas das crianças e das suas famílias.
This study describes and interpretes the processes of pedagogical documentation as revelation of children`s learning in the context of an innovative process of quality development. The study was undertaten as a action–research project following Childhood Assotiation (Oliveira-Formosinho e Formosinho, 2001) construtivist approach. Professional Development of the pre-school teachers envolved was undertook within a contex based teacher education approach specific to Childhood Assotiation. The research allowed the understanding of the transformation of assessment and evaluation practices through the introduction of pedagical documentation organized in learning portfolios. Therefore it became clear how pedagogical documentation transforms the monitoring and evaluation of children`s learning and promotes professional development on the part of their teachers. It can be said that this understanding of pedagogical documentation promotes children and families participation and respect individual and social diversities. This piece of research highlited structural condictions that affect children and teachers learning process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Multicultural e Envolvimento Parental)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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