Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11727

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.-
dc.date.accessioned2011-02-10T15:55:45Z-
dc.date.available2011-02-10T15:55:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citation"Sociologia : revista da Faculdade de Letras". ISSN 0872-3419. 19 (2009) 227-253.por
dc.identifier.issn0872-3419-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11727-
dc.description.abstractTomando por base a investigação realizada sobre a gestão democrático-participativa das escolas públicas após o 25 de Abril de 1974, o autor apresenta uma interpretação do processo de democratização do governo das escolas que ocorreu a partir de 1974, apontando os principais períodos, as orientação políticas, os conflitos e as contradições desse processo, e discutindo alguns dos mais recentes impactos do “novo gerencialismo” nas escolas e instituições de ensino superior portuguesas.por
dc.description.abstractBased on the revision of research data about the democratic-participatory management of state schools after the Portuguese revolution of 1974, the author presents an interpretation of the democratization process of the governance of schools which took place after 1974, pointing out the main periods, policies, conflicts and contradictions, and discussing some of the more recent impacts of “new managerialism” on Portuguese schools and higher education institutions.por
dc.description.abstractEn prenant par base la recherche réalisée sur la gestion démocratique-participative des écoles publiques après le 25 avril 1974, l’auteur présente une interprétation du processus de démocratisation du gouvernement des écoles qui s’est produit à partir de 1974, en indiquant les principales périodes, l’orientations politiques, les conflits et les contradictions de ce processus, et en discutant certains des plus récents impacts du «nouveau managerialisme» dans les écoles et les institutions d’enseignement supérieur portugaises.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDemocratização escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectOrganização da escolapor
dc.titleA democratização do governo das escolas públicas em Portugalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage227por
oaire.citationEndPage253por
oaire.citationConferencePlacePortopor
oaire.citationTitleSociologia : revista da Faculdade de Letraspor
oaire.citationVolume19por
sdum.journalSociologiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Revista Sociologia nº19 (2009).pdfDocumento Principal363,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID