Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11845
Título: | Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário |
Autor(es): | Gomes, António Rui Montenegro, Nuno Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa |
Palavras-chave: | Stress “Burnout” Saúde Satisfação Professores Physical health Satisfaction Teaching |
Data: | 2010 |
Editora: | Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
Revista: | Psicologia & Sociedade |
Citação: | "Psicologia & Sociedade". ISSN 0102-7182. 22:3 (2010) 587-597. |
Resumo(s): | Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11845 |
DOI: | 10.1590/S0102-71822010000300019 |
ISSN: | 0102-7182 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | documento principal | 309,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |