Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11934
Título: | Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico |
Autor(es): | Rosário, Pedro Soares, Serafim Mourão, Rosa Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Simões, Fátima Hernández-Pina, Fuensanta |
Palavras-chave: | Disrupção escolar percebida Agressão Distracção Transgressão de regras Metas escolares Auto-regulação Rendimento escolar Perceived school disruption Agression Distraction Breaking rules School goals Self-regulation School achievement |
Data: | 2005 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
Revista: | Psicologia e Educação |
Citação: | "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:1 (2005) 77-90. |
Resumo(s): | A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar. Self-regulated learning processes are said to be crucial for school success and literature also suggests that disruptive students present very low levels of self-control which most times foretells their bad school performance. This study analyzes the perceived disruptive behaviour of students in middle school (aged between 10-14) and the association of perceived disruption, self-regulation and school achievement. According to the findings school disruption correlates to self-regulated learning and the number of school years failed. On the other side students self-regulated profiles show a decrease along school years. These findings suggest the relevance of students improving their self-regulated processes so as to lower school failure and disruption. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11934 |
ISSN: | 1645-6084 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_disrupcao_percebida_ara_eb_pe.pdf | 9,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |