Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12081
Título: | Transição para o ensino superior : apresentação de questionário de vivências académicas (QVA) |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. |
Palavras-chave: | Transição ensino superior Vivências académicas |
Data: | 2000 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
Citação: | In VEIGA, Manuel Alte da ; MAGALHÃES, Justino Pereira de (orgs.) – “Homenagem ao Prof. Dr José Ribeiro Dias”. Braga : Universidade do Minho, 2000. ISBN 972-8098-60-X. p. 711-731. |
Resumo(s): | A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. O mesmo incremento, mesmo que mais recente, tem também ocorrido na literatura psicológica portuguesa. No entanto, apesar de se assistir actualmente ao desenvolvimento profícuo de estudos sobre os processos de adaptação e desenvolvimento humanos em contexto universitário, estudos que procurem desenvolver instrumentos ajustados às características dos jovens portugueses e que avaliem especificamente a forma como estes vivenciam o processo de transição para o Ensino Superior são escassos. O presente estudo insere-se nesta linha de investigação e procura descrever e discutir a metodologia e os resultados obtidos no estudo de construção e validação do Questionário de Vivências Académicas (QVA) junto de uma amostra de alunos do 1º ano (n=1273) da Universidade do Minho. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12081 |
ISBN: | 972-8098-60-X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Soares & Ferreira, 2000.pdf | 7,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |