Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12463

TítuloO novo livro: conteúdo virtual gerador de lucro real?
Autor(es)Figueira, Raquel Maria Pinto Fernandes
Orientador(es)Azevedo, António
Palavras-chaveAudiobook
Tecnologias da informação e comunicação
Mercado editorial
Information and Communication Technologies (ICT’s)
Editorial Market
Data22-Jun-2010
Resumo(s)A evolução das novas tecnologias e a presença, cada vez maior, da internet e do formato digital em todas as áreas de negócio, torna fundamental uma reflexão a propósito destas mudanças no contexto da produção editorial. Os livros, além do seu formato original em papel, passaram também a ser apresentados em formato digital sob a forma de audiobook. A associação do livro às características de virtualidade da internet é o que permite acreditar numa longa vida para o audiobook. É de se esperar um aumento progressivo e sustentado da venda de audiobooks e do número das empresas a comercializá-los. Este aumento decorrerá, da multiplicação das estruturas tecnológicas que dele possam tirar partido, e da generalização do uso da internet. Este trabalho tem como objectivo a análise do mercado de audiobooks em Portugal, UK e nos USA, na perspectiva da oferta. Para caracterizar e compreender a evolução deste mercado estudou-se a importância da implementação da internet e o avanço das tecnologias de comunicação, analisaram-se as estatísticas produzidas pelas associações de audiobooks existentes nos USA e UK relativas à indústria, e, por fim, efectuaram-se estudos de caso das empresas de audiobooks existentes em Portugal e das empresas mais bem sucedidas dos USA. Por fim, tendo por base as conclusões obtidas deste estudo, são propostos algumas estratégias de actuação para o desenvolvimento do mercado audiobook em Portugal.
The evolution of new technologies and the increasing presence of the Internet and digital format in all business areas make it fundamental to reflect about these changes in the context of editorial production. Books, nowadays, besides its original paper format, also have been submitted to a digital format, giving form to the audiobook. The association of the book to the virtual characteristics of the Internet makes it possible to believe in a long life for the audiobook. A progressive and sustained increase of audiobook selling is expected, as well as the number of companies marketing them. This augment is related to the multiplication of technological structures which the audiobook benefit from, and to the generalization of Internet usage. This study focuses on analyzing the supply market of audiobooks in Portugal and in the USA. To characterize and understand the evolution of this market, it was important to study the significance of the implementation of the Internet and the progress of communication technologies, analyze the statistics produced by the associations of audiobooks in USA and UK relating to the industry, and, at last, develop case studies about the most successful audiobook companies that exist in Portugal and USA. Finally, supported on the conclusions of this study, some strategies were pointed out for the development of the audiobook market in Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12463
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado
NEGE - Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado

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