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dc.contributor.authorCarvalho, Amâncio-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2011-05-30T11:02:07Z-
dc.date.available2011-05-30T11:02:07Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.date.submitted2008-11-03-
dc.identifier.citation"Revista Portuguesa de Saúde Pública." ISSN 0870-9025. 28:2 (Dez. 2010) 161-170.por
dc.identifier.issn0870-9025por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12474-
dc.description.abstractAs concepções dos alunos são muito complexas e dependem da história de vida de cada pessoa, da sua cultura e das suas representações sociais, sendo função dos conhecimentos, dos sistemas de valores e das práticas sociais (Clément, 2004). Por sua vez, as práticas de Educação para a Saúde expressam as concepções de quem as desenvolve e são por elas influenciadas. Daqui se conclui que as concepções de saúde e Promoção da Saúde/Educação para a Saúde são muito importantes. Assim, o objectivo geral do presente estudo foi de comparar o sistema de valores em promoção e educação para a saúde veiculados em cursos na área da saúde, ensino pré-escolar, ensino básico e serviço social, a fim de compreender a relação entre as concepções a ensinar e as concepções ensinadas. Para tal desenvolvemos um estudo descritivo, comparativo e transversal, cuja amostra foi constituída por 709 alunos (63% do universo dos alunos) de sete cursos do ensino superior, sendo quatro cursos no âmbito da saúde (Medicina, Enfermagem de Braga, do Porto e de Vila Real), dois no âmbito da educação (Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico) e um no âmbito do Serviço Social. Aplicou-se um questionário de auto-preenchimento aos alunos do 1º e do 4º ano dos referidos cursos. As cinco palavras-chave mais utilizadas pelo total da amostra para referir o conceito de saúde foram as seguintes (por ordem decrescente): “Bem-estar”, “Hospital”, “Doença”, “Médicos” e “Enfermeiros”, tendo a primeira sido utilizada por 77,4% dos alunos. A predominância destas palavras-chave poderá estar ligada a uma visão reducionista dos determinantes de saúde, centrada nas unidades de saúde, deixando de fora os outros determinantes de saúde. Foi no curso de Enfermagem de Braga (E-BR) que se verificaram mais descidas das palavras-chave ligadas à visão reducionista do termo Saúde, entre o 1º e o 4º ano; da mesma forma, o curso de Professores do Ensino Básico (PEB) foi aquele que mostrou mais aumentos ligados ao conceito abrangente da Saúde, entre o 1º e o 4º ano. Pelo contrário, no curso de E-VR, não se notaram alterações significativas na perspectiva de Saúde entre o 1º e o 4º ano, tendo ambos uma visão técnico-centrica da saúde. Do total da amostra, 86% dos alunos atribuem mais importância à perspectiva positiva de Saúde, 91% e 65% elegem a perspectiva abrangente, respectivamente, de Saúde Escolar e de Promoção da Saúde. A maioria dos alunos considera que os termos Promoção da Saúde e Educação para a Saúde são diferentes, embora não os consigam distinguir verbalmente. Dos resultados obtidos emergiu um conjunto de conclusões e recomendações que constituem o desfecho do presente artigo.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIFPEC/CIEC - unidade de investigação 644 e 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherElsevier Doymapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBem-Estarpor
dc.subjectPromoção da Saúdepor
dc.subjectEducação para a Saúdepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleEfeito da formação nas concepções de saúde e de Promoção da Saúde de estudantes do ensino superiorpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionwww.elsevier.pt/rpsppor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage161por
oaire.citationEndPage170por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Portuguesa de Saúde Públicapor
oaire.citationVolume28por
sdum.journalRevista Portuguesa de Saúde Públicapor
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