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https://hdl.handle.net/1822/13249
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barros, António M. | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-01T16:48:34Z | - |
dc.date.available | 2011-08-01T16:48:34Z | - |
dc.date.issued | 1991 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/13249 | - |
dc.description.abstract | Os primeiros trabalhos em Psicologia Escolar orientados para a explicação das dificuldades de aprendizagem ou dos níveis de desempenho tomaram quase exclusivamente as variáveis intelectuais. Se ainda hoje tais variáveis são justamente consideradas, certo é que duas novas orientações são agora tomadas. Em primeiro lugar, é possível considerar não somente a inteligência como variável independente dos níveis de realização escolar, mas também as experiências de aprendizagem ou as experiências educativas enquanto variáveis independentes da inteligência e dos níveis de desempenho intelectual (Almeida, 1988). Em segundo lugar, a investigação sobre a relação entre características intelectuais e desempenhos individuais valoriza actualmente um conjunto de variáveis pessoais como moderadoras de tal relação. Pode-se a este propósito mencionar os estudos que tomam um conjunto de variáveis do aluno como as expectativas de locus de controlo, de desânimo aprendido, de auto-eficácia e as atribuições causais, que podem ser agrupadas sob a expressão geral de “variáveis sociocognitivas”. Neste texto procuraremos fazer uma síntese dos trabalhos teóricos e empíricos a propósito da relação entre a realização escolar e quatro tipos de variáveis sociocognitivas: (i) Locus de Controlo de Rotter (1966) (também designado como expectativa de controlo de reforços); (ii) Desânimo Aprendido de Seligman (1975); (iii) Expextativas de Auto-eficácia de Brandura (1977); e, (iv) Atribuições Causais de Weigner (1979). Após uma descrição destes conceitos e apresentação de algumas ideias mais frequentemente aceites sobre o respectivo impacto na aprendizagem e rendimento escolar, procuraremos salientar algumas ilações para a prática educativa tendo em vista a optimização quer da aprendizagem quer do desempenho escolar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Dimensões sociocognitivas do desempenho escolar | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 87 | por |
oaire.citationEndPage | 97 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
oaire.citationTitle | Cognição e Aprendizagem Escolar | por |
sdum.bookTitle | Cognição e Aprendizagem Escolar | por |
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Dimensões Sociocognitivas do Desempenho Escolar.pdf | Capítulo de Livro | 2,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |