Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13303

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe-
dc.date.accessioned2011-08-05T15:08:41Z-
dc.date.available2011-08-05T15:08:41Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.issn0034-7183por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13303-
dc.description.abstractO imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst : o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do "romance de formação". Daí a necessidade de se estruturar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a sustância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens "des-educadas" atrofie a racionalidade educacional e crítica.por
dc.description.abstractThe educational imaginary owes the romantic conception of education that privileges the development of the interiority of the subject (what Jung names the self) through an initiatic trip over shape, for exemple, the "romance building". Thus, the necessity to study from a proper hermeneutic perspective what constitutes the substance of the educational imaginary (allegories, mataphores, symbols, ideologems and myths), even if it appears in a general degraded way as an "ideologem". Moreover, despite the fact that the educational imaginary presents a variably actue symptom of deprivation in a figure way, as well as cannot let the overexcitement of "un-educated" images reduce the crtitical and educational rationale.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImaginário educacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectEducational imaginarypor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectImaginarypor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectHermeneuticpor
dc.titleQuando o imaginário se diz educacionalpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEPpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage679por
oaire.citationEndPage705por
oaire.citationIssue229por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospor
oaire.citationVolume91por
sdum.journalRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quando o imaginário se diz educacional.pdf
Acesso restrito!
6,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID