Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13607

TítuloRisco em dificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar da Região do Algarve
Autor(es)Chendo, Maria da Conceição Alves
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Santos, Anabela Cruz dos
Palavras-chaveConsciência fonológica
Contexto pré-escolar
Avaliação
Linguagem
Métodos quantitativos
Phonological awareness
Pre-school context
Assessment
Language
Quantitative methods
Data2011
Resumo(s)Este estudo teve por finalidade analisar o desempenho na consciência fonológica com crianças em idade pré-escolar. Para tal, nesta investigação foi utilizada a Bateria de Provas Fonológicas de Silva (BPF) (2002), que permite avaliar algumas capacidades linguísticas, ao nível da explicitação de sílabas e fonemas, tendo por base, a cadeia falada da língua. Os dados deste estudo, foram obtidos junto de uma amostra de 165 crianças, dos 4 aos 6 anos, que frequentam contextos pré-escolares da rede pública na Região do Algarve. Os resultados foram analisados e apresentados de forma descritiva e inferencial. Relativamente ao desempenho das crianças em cada sub-prova da BPF, podemos verificar que as crianças apresentam um desempenho superior nas competências da análise silábica, da classificação da sílaba inicial e da supressão da sílaba inicial. Neste estudo podemos, ainda, verificar que o género influencia o desempenho na sub-prova da análise silábica, ou seja, as raparigas apresentam um desempenho superior nesta tarefa. Também neste estudo verificou-se que a profissão do pai influencia o desempenho das crianças em cinco sub- provas, nomeadamente: a) classificação da sílaba inicial; b) classificação do fonema inicial; c) supressão da sílaba inicial; d) supressão do fonema inicial; e) análise fonémica. Ao nível do desempenho na BPF, os resultados obtidos mostram que as competências mais fracas situam-se ao nível da classificação do fonema inicial, da análise fonémica e da supressão do fonema inicial. Adicionalmente foi analisada a consistência interna dos resultados obtidos neste conjunto de sub-provas para este grupo de crianças, através do Alfa de Cronbach, tendo-se verificado que o valor de alfa para a bateria total e para cada uma das sub-provas é considerado muito bom segundo (Field, 2005).
This study aimed to analyze the performance on phonological awareness in preschool children. To investigate children’s performance, the Phonological Battery (Silva, 2002), a test developed in European Portuguese was used. The Phonological Battery (Silva, 2002) includes six sub-tests in order to measure several aspects of phonological awareness, the level of explicitness of syllables and phonemes based on spoken language. Data for this study was collected from a sample of 165 children, aged 4 to 6 years old, attending pre-school public contexts in the Algarve. Region descriptive and inferential analyses were performed and are presented in this study. Regarding the performance of children in each sub-test, results indicate that children have a better performance on the syllabic analysis task, classification of the initial syllable task, and omission of the initial syllable task. Results showed significant differences between gender and the performance in the syllabic analysis task, with girls performing better in this task than boys. Differences were also found between father's profession and the performance of children in five sub-tests, namely: a) classification of the initial syllable, b) classification of the initial phoneme, c) deletion of the initial syllable, d) deletion of the initial phoneme, and e) phonemic analysis. Regarding the overall performance on Phonological Battery results show that the classification of the initial phoneme, phonemic analysis and deletion of initial phoneme are the tasks in which children had lower performance. Internal consistency was also analyzed for each sub-test and the overall results, using Cronbach's alpha analysis. The value of alpha for the total Battery and for each of the sub-tests is considered very good according to Field (2005).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13607
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria da Conceição Alves Chendo.pdf350,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID