Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13678
Título: | Políticas e práticas de educação popular de adultos : estudo de uma associação cultural do Alto Minho |
Autor(es): | Machado, Paula Maria Pereira Silva |
Orientador(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Tendo como principal objectivo reflectir sobre o lugar da Educação Popular de Adultos nas
orientações e políticas educativas portuguesas, desde o Abril de 1974, através da análise das
práticas, acções e actividades com intencionalidade educativa, desenvolvidas por uma Associação
Cultural, tentamos, à luz do paradigma da Educação ao Longo da Vida, observar a pertinência da
Educação Popular em sede associativa e de carácter sociocultural assim como as possíveis
consequências de um maior ou menor investimento público nessa modalidade educativa.
Sustentado num enquadramento teórico e conceptual crítico centramos este estudo, de
natureza qualitativa, numa associação cultural popular tentando, através da análise do seu percurso e
das suas opções e estratégias socioeducativas, discernir a função e a relevância destes movimentos
sociais na produção / reactualização de conhecimentos e na formação de cidadãos participativos,
críticos e interventivos. Assim, fomos reflectindo sobre os conceitos relativos à Educação de Adultos,
nomeadamente à Educação Popular de Adultos, e ao Associativismo, enquanto dinâmica do terceiro
sector com potencialidade educativa.
A opção por esta instituição, filha do poderoso movimento popular do pós 25 de Abril de
1974, e a análise aos seus mais de trinta anos de existência, permitiu-nos observar a
descontinuidade com que, ao nível das políticas educativas, a Educação de Adultos tem sido
programada e implementada. A sua valorização, o investimento público que lhe é dispensado, os
objectivos que lhe são outorgados, as metodologias aconselhadas, assim como os espaços / locais
onde é desenvolvida, tudo se tem alterado, reformulado e transformado contínua e periodicamente.
Ora, face à actual ênfase no investimento individual e na aquisição de competências para
competir que norteiam a Educação de Adultos em Portugal, e perante estatísticas que continuam a
colocar a sua população abaixo dos índices educativos dos restantes países europeus, decidimos
repensar a importância de práticas de Educação Popular de Adultos que engrandeçam a construção
contextualizada do conhecimento, desenvolvendo, em simultâneo, o espírito crítico, o sentido
comunitário e político, isto é, o compromisso social activo. Keeping as our main objective the reflection on the role of Popular Education for Adults in the Portuguese educational guidelines and policies since April 1974, based on the analysis of the practices, actions and activities with an educational purpose organized by a Cultural Association, we will try, under the paradigm of Lifelong Education, to observe the relevance of Popular Education in cultural and socio-cultural associations as well as the possible consequences of a high or low public investment in this type of education. Based on a theoretical and conceptual framework, we will focus this critical qualitative study on a popular cultural association trying, through the analysis of its story, its options and socio-cultural strategies, to discern the role and importance of these social movements in the production / reupdating of knowledge and in the formation of participating, critical citizens who are prepared to intervene. Thus, we centred our reflection around concepts related to Adult Education, mainly Popular Adult Education, and around Associations as a dynamic of the third sector with educational potentiality. The choice for this institution, which was the result of the powerful popular movement that emerged from the rebellion on 25th April 1974, and the analysis of its more than 30 years of existence, has allowed us to confirm the discontinuity, concerning educational policies, in adult education planning and implementation. Its improvement, the public investment in it, the goals it aims to, the recommended methodologies, as well as the space / places where it is developed, everything has been changing, has been continuous and periodically redrafted and altered. So, considering the current emphasis on individual investment and on the acquisition of skills to compete that support Adult Education in Portugal, considering statistics that continuously place our population below the educational levels of the other European countries, we have decided to think over the importance of practices in Popular Adult Education that raise the construction of contextualized knowledge, developing at the same time the critical spirit, the political and community awareness, that is, the active social commitment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13678 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf Acesso restrito! | 2,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |