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TítuloContributos da aprendizagem sobre puberdade e reprodução humana para o desenvolvimento da competência de acção em educação sexual : um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade
Autor(es)Viegas, Ana Fátima Aguiar
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Data2010
Resumo(s)A Educação Sexual nas escolas obteve um desenvolvimento considerável nos últimos anos, compreendendo uma variedade de metodologias, estratégias e modelos. Actualmente, tornou-se bastante claro que melhorar a promoção da saúde nos alunos implica dar-lhes o papel de agente activo, proporcionando-lhes um espaço para expor os seus próprios pensamentos e conceitos sobre saúde e vida saudável. Os projectos de Educação Sexual orientados para a acção envolvem uma abordagem pedagógica que enfatiza a participação dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e no desenvolvimento da competência de acção. Este estudo pretende avaliar o efeito de uma metodologia de ensino orientada para a acção, por comparação com uma metodologia tradicional, no desenvolvimento da competência de acção nos alunos do 6º ano de escolaridade e na sua percepção sobre as atitudes, valores e comportamentos afectivo-sexuais dos adolescentes, durante o ensino da Unidade Didáctica ‘Reprodução Humana e Crescimento’ do Programa de Ciências da Natureza do 6.º ano de escolaridade. Este projecto tem como principais objectivos comparar as características principais do conhecimento orientado para a acção de alunos do 6º ano de escolaridade, submetidos a uma metodologia de ensino orientada para a acção ou tradicional, durante a aprendizagem do tema ‘Reprodução Humana e Crescimento’; comparar como evolui o seu conhecimento biológico e caracterizar como evolui a sua percepção sobre os comportamentos, atitudes e valores afectivo-sexuais dos adolescentes durante a mesma aprendizagem. Desta forma, foi realizado um estudo de tipo quasi-experimental envolvendo uma turma experimental (n=23) e uma controlo (n=20). O pré e pós-testes envolveram duas entrevistas de grupo focal, aplicadas a três grupos de cada turma (masculino, feminino e misto) e um questionário de conhecimento realizado individualmente. Durante o desenvolvimento do projecto foram recolhidos dados através da observação participante e análise de documentos produzidos pelos alunos. A análise de dados revelou que a turma experimental no final do projecto foi capaz de seleccionar um maior número de problemas e justificar mais criticamente a sua importância, do que a turma controlo. Além disso, a turma experimental demonstrou conhecer um maior número de consequências e causas para os problemas de saúde sexual e propôs um maior número de estratégias de mudança, visões mais criativas e um maior número de acções. Globalmente, a evolução das concepções alternativas e a percepção sobre os comportamentos, atitudes e valores afectivo-sexuais dos adolescentes foi mais positiva na turma experimental do que na turma controlo. Destes resultados emerge a necessidade de incluir o ensino orientado para a acção em Educação Sexual na formação inicial e contínua de professores e na organização curricular nas escolas.
Sexual Education in schools has obtained considerable development in recent years, including a variety of methodologies, strategies and models. Currently, it has become quite clear that improving health promotion in students implies giving them the role of an active agent who is given space to express their own thoughts and ideas about health and a healthy life. Action-oriented Sexual Education projects involve a pedagogical approach that emphasizes student participation in the building of knowledge and in the development of action competence. This study aims to evaluate the effect of an action-oriented teaching methodology, compared with a traditional methodology, in the development of action competence in students of the 6th grade, and in their perceptions regarding the attitudes, values and affective-sexual behaviour of adolescents, during the teaching of the theme, 'Human Reproduction and Growth' of the Natural Sciences programme of the 6th grade. This project has as its main objectives to compare the main characteristics of the action-oriented knowledge of the students from the 6th grade, subjected to an action-oriented methodology of teaching or a traditional one, during their learning of the theme ‘Human Reproduction and Growth’, to compare how their biological knowledge develops; and to characterize how their perceptions about the behaviour, attitudes and affective-sexual values of teenagers evolve during this learning process. Therefore, a quasi-experimental study was conducted involving both experimental (n=23) and control (n=20) groups. The pre-and post-tests involved two focus group interviews, applied to three groups (male, female and mixed) of each class and a knowledge questionnaire carried out individually. During the development of the project, data were collected through participant observation and documental analysis of the documents produced by the students. Data analysis revealed that at the end of the project the experimental class was able to select a greater number of problems and justify these important problems more critically than the control class. Moreover, the experimental class showed more knowledge regarding the consequences and causes of sexual health problems and proposed a greater number of strategies for change, more creative visions and a greater number of actions than the control class. Overall, the evolution of alternative conceptions and perceptions about the behaviour, attitudes and affective-sexual values of teenagers was more positive in the experimental group. From these results, emerges the need to include action-oriented teaching in Sex Education in pre and in-service teacher training and in the school curriculum.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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