Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13907

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Fátima-
dc.date.accessioned2011-10-18T10:45:21Z-
dc.date.available2011-10-18T10:45:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn2177-9163por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13907-
dc.descriptionBEZERRA BARBOSA, Fátima Maria (2011). Do trabalho obrigado ao trabalho desejado. Revista Educação Skepsis, n. 2 – Formação Profissional, vol. I. Contextos de la formación profesional. São Paulo: skepsis.org.por
dc.description.abstractPropomos uma reflexão crítica sobre a importância do trabalho/ educação profissional como aposta/resposta, aos desafios da sociedade actual. As características da nossa sociedade, centrada essencialmente na objectividade do conhecimento e na racionalidade instrumental, promove o desenvolvimento exponencial do sistema económico que se torna cada vez mais complexo e se apodera de todos os âmbitos da vida gerando o mal estar subjectivo. O sistema educativo e, dentro dele a educação profissional, perdeu a sua finalidade, o desenvolvimento integral do homem, preocupando-se essencialmente com os valores da eficiência e da eficácia. Importa integrar no mundo do trabalho e da educação profissional elementos de outros âmbitos ligados ao prazer, às emoções, ao relacionamento interpessoal, à ética e à estética. Pensamos que desta forma podemos contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, humanizando o homem e a sociedade e, simultaneamente, contribuir para a construção de um paradigma diferente.por
dc.description.abstractWe propose a critical reflection on the importance of work/ professional education as a bet / response to the challenges of today's society. The characteristics of our society, focusing primarily on the objectivity of knowledge and rationality, promoting the exponential development of the economic system becomes increasingly complex and takes hold of all spheres of life, generating subjective discomfort. The educational system, and within it the professional education, has lost its purpose, the integral development of mankind; it is concerned primarily with the values of efficiency and effectiveness. It should be integrated into the world of work and vocational education elements of other areas linked to pleasure, emotions, interpersonal relationships, ethics and aesthetics. We think that this way we can contribute to the development of creativity and innovation, humanizing individuals and society, while contributing to the construction of a different paradigm.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfissionalpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectÓciopor
dc.subjectValorespor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEducation-trainingpor
dc.subjectWorkpor
dc.subjectLeisurepor
dc.subjectValuespor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectInnovationpor
dc.titleDo trabalho obrigado ao trabalho desejadopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage173por
oaire.citationEndPage187por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Educação Skepsispor
sdum.journalRevista Educação Skepsispor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
skepsis.pdf436,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID