Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13935

TítuloPerspectivando um programa pré-escolar inclusivo : um estudo de caso
Autor(es)Barreira, Ana Filipa Gonçalves Neto
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveParalisia cerebral
Intervenção precoce
Práticas centradas na família
Inclusão pré-escolar
Modelo de construção de blocos
Cerebral palsy
Early intervention
Family centered practice
Preschool inclusion
Model of building blocks
Data2010
Resumo(s)O estudo de caso apresentado neste trabalho incide sobre uma família com uma criança com 64 meses com paralisia cerebral ligeira que lhe afecta a linguagem, a locomoção e a manipulação. Esta criança está incluída num contexto de educação pré-escolar e beneficia de apoio desde 2005. Foram realizadas várias observações e avaliações, em contexto de jardim-de-infância e familiar, que permitiram detectar os pontos fracos e fortes da criança nas diversas áreas de desenvolvimento. Paralelamente a estas avaliações direccionadas para a criança, recolheram-se informações relativas à família, que passavam por detectar as necessidades, recursos e rede de apoio social da família. Estas informações recolhidas nas diversas avaliações permitiram a realização do Plano Individualizado de Apoio à Família, elaborado em conjunto com a família e técnicos, e da Planificação Ecológica, baseada no Modelo de Construção de Blocos. Todas as avaliações e planificações tiveram como princípios a implementação de uma intervenção o mais precoce possível e com o recurso às práticas centradas na família, tendo tido em consideração os interesses, desejos e dificuldades da família. Para além da intervenção precoce e das práticas centradas na família, este trabalho abordou o Modelo de Construção de Blocos como um modelo facilitador da inclusão na idade préescolar. Como conclusões deste estudo, é possível afirmar que este modelo se revelou, de facto, um modelo inclusivo que permitiu criar estratégias para incluir a criança no contexto pré-escolar. Foi possível, ainda, verificar que este modelo é possível de utilizar com crianças com dificuldades ligeiras e que não tenham necessidades educativas especiais. Por último, este caso permitiu verificar as vantagens e os benefícios da utilização das práticas de Intervenção Precoce, através do estabelecimento de parcerias entre os técnicos e a família em busca dos recursos e serviços necessários ao bem-estar da família.
The presented study case focuses in a family with a child under 64 months with mild cerebral palsy which affects her speech, locomotion and manipulation. This child is included in a context of pre-school education and has been supported since 2005. Several observations and evaluations were performed in the context of kindergarten and family, which identified the strengths and weaknesses in different areas of child development. Alongside these assessments tailored to the child, information was gathered regarding the family, who were passing by detecting the needs, resources and social support from family. This information collected in the various evaluations allowed the completion of the Individualized Family Service Plan, developed together with family and professionals, and Ecological Planning based on Model of Building Blocks. All assessments and plans were as principles to implement an intervention as early as possible and with the use of family centered practices, having regard to the interests, desires and family needs. In addition to early intervention and family centered practices, this study addressed the Model of Building Blocks as a model facilitator of inclusion of children in the preschool context. As conclusions of this study, we can say that this model has, in fact, an inclusive model that allowed us to create strategies to include the children in the preschool context. It was also possible to verify that this model is possible to use with children with mild difficulties and do not have special educational needs. Finally, this case has shown the advantages and benefits of using Early Intervention practices by establishing partnerships between professionals and the family in search of resources and services necessary to the welfare of the family.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13935
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID