Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13935
Título: | Perspectivando um programa pré-escolar inclusivo : um estudo de caso |
Autor(es): | Barreira, Ana Filipa Gonçalves Neto |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Paralisia cerebral Intervenção precoce Práticas centradas na família Inclusão pré-escolar Modelo de construção de blocos Cerebral palsy Early intervention Family centered practice Preschool inclusion Model of building blocks |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O estudo de caso apresentado neste trabalho incide sobre uma família
com uma criança com 64 meses com paralisia cerebral ligeira que lhe afecta a
linguagem, a locomoção e a manipulação. Esta criança está incluída num
contexto de educação pré-escolar e beneficia de apoio desde 2005. Foram
realizadas várias observações e avaliações, em contexto de jardim-de-infância
e familiar, que permitiram detectar os pontos fracos e fortes da criança nas
diversas áreas de desenvolvimento. Paralelamente a estas avaliações
direccionadas para a criança, recolheram-se informações relativas à família,
que passavam por detectar as necessidades, recursos e rede de apoio social
da família. Estas informações recolhidas nas diversas avaliações permitiram a
realização do Plano Individualizado de Apoio à Família, elaborado em conjunto
com a família e técnicos, e da Planificação Ecológica, baseada no Modelo de
Construção de Blocos. Todas as avaliações e planificações tiveram como
princípios a implementação de uma intervenção o mais precoce possível e com
o recurso às práticas centradas na família, tendo tido em consideração os
interesses, desejos e dificuldades da família. Para além da intervenção precoce
e das práticas centradas na família, este trabalho abordou o Modelo de
Construção de Blocos como um modelo facilitador da inclusão na idade préescolar.
Como conclusões deste estudo, é possível afirmar que este modelo se
revelou, de facto, um modelo inclusivo que permitiu criar estratégias para incluir
a criança no contexto pré-escolar. Foi possível, ainda, verificar que este modelo
é possível de utilizar com crianças com dificuldades ligeiras e que não tenham
necessidades educativas especiais. Por último, este caso permitiu verificar as
vantagens e os benefícios da utilização das práticas de Intervenção Precoce,
através do estabelecimento de parcerias entre os técnicos e a família em busca
dos recursos e serviços necessários ao bem-estar da família. The presented study case focuses in a family with a child under 64 months with mild cerebral palsy which affects her speech, locomotion and manipulation. This child is included in a context of pre-school education and has been supported since 2005. Several observations and evaluations were performed in the context of kindergarten and family, which identified the strengths and weaknesses in different areas of child development. Alongside these assessments tailored to the child, information was gathered regarding the family, who were passing by detecting the needs, resources and social support from family. This information collected in the various evaluations allowed the completion of the Individualized Family Service Plan, developed together with family and professionals, and Ecological Planning based on Model of Building Blocks. All assessments and plans were as principles to implement an intervention as early as possible and with the use of family centered practices, having regard to the interests, desires and family needs. In addition to early intervention and family centered practices, this study addressed the Model of Building Blocks as a model facilitator of inclusion of children in the preschool context. As conclusions of this study, we can say that this model has, in fact, an inclusive model that allowed us to create strategies to include the children in the preschool context. It was also possible to verify that this model is possible to use with children with mild difficulties and do not have special educational needs. Finally, this case has shown the advantages and benefits of using Early Intervention practices by establishing partnerships between professionals and the family in search of resources and services necessary to the welfare of the family. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13935 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |