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https://hdl.handle.net/1822/14297
Título: | Colaboração profissional na (re)construção de concepções e práticas de avaliação : um estudo de caso na disciplina de Matemática |
Autor(es): | Basto, Olga Maria de Sá Pinto |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O presente estudo, realizado no âmbito da disciplina de Matemática, visou
investigar o potencial da colaboração profissional na (re)construção de concepções e
práticas de avaliação das aprendizagens. Realizou-se no seio de um grupo de trabalho já
constituído numa escola do ensino básico, formado por quatro professoras de
Matemática (incluindo a investigadora), o qual realizou um processo formativo de
reflexão e intervenção no domínio da avaliação.
Os objectivos do estudo eram: analisar concepções e práticas de avaliação das
aprendizagens; problematizar a avaliação formativa (função, modalidades, relação com
a avaliação sumativa, potencialidades e constrangimentos); descrever processos de
reflexão colaborativa na (re)construção de concepções e práticas de avaliação;
identificar potencialidades e constrangimentos da colaboração no desenvolvimento
profissional.
Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva e interventiva, que se
enquadra num paradigma interpretativo da investigação educacional. Recorreu-se a uma
metodologia de intervenção-investigação, utilizando como métodos de recolha de
dados: a observação participante e o diário de investigação, a audiogravação das sessões
do grupo colaborativo e o inquérito por questionário e entrevista.
Foram identificadas as seguintes potencialidades da colaboração no
desenvolvimento profissional: conduz à reestruturação do pensamento e das práticas;
facilita a reflexão crítica; predispõe à inovação das práticas; expande conhecimentos e
facilita a clarificação de conceitos; facilita a compreensão das concepções dos outros;
estreita relações profissionais e pessoais; proporciona maior segurança e confiança nas
mudanças. Como constrangimentos, foram identificados a sobrecarga de tarefas e a falta
de tempo.
No campo da avaliação das aprendizagens conclui-se que as maiores mudanças se
situaram ao nível das concepções. A mudança nas práticas pode tornar-se mais
sistemática em virtude da reestruturação do pensamento acerca da avaliação. Conclui-se
também que há um grande desfasamento entre o que se defende no discurso e o que se
põe em prática. Constatou-se que a falta de tempo, o excesso de alunos por turma e a
pouca informação dos professores sobre avaliação são grandes entraves à
implementação da avaliação formativa.
O estudo contribui para uma maior compreensão das concepções e práticas
avaliativas dos professores, das lógicas e processos que se desenvolvem no âmbito do
trabalho colaborativo, e ainda para o desenvolvimento de uma dinâmica de escola
conducente ao questionamento das formas de avaliar, no sentido da melhoria das
aprendizagens. This study intends to investigate the potential value of professional collaboration for the re(construction) of conceptions and practices in the evaluation of students’ learning in Mathematics. It took place in a post-elementary school and was put into practice by a working group formed before this investigation. The group is formed by four teachers of Maths (including the researcher), who carried out a formative process of reflection and intervention in evaluation. The goals of the study were: to analyze conceptions and practices of evaluation; to problematise formative evaluation (function, modalities, interaction with summative evaluation, potential value, and constraints); to describe processes of collaborative reflection in the (re)construction of conceptions and practices of evaluation; to identify the potential value and constraints of collaboration in the professional development of teachers. The case study is both descriptive and interventional, and it adopts an interpretative paradigm of educational research. The data collection strategies were: participant observation, research journal, audio recording of the collaborative group sessions, questionnaires and an interview. As regards professional development, the following gains from collaboration were identified: it fosters change in thought and practice; it enhances critical reflection; it fosters disposition towards innovation; it broadens knowledge and enables the clarification of concepts; it fosters understanding of others’ conceptions; it straightens professional and personal relationships; it develops self-confidence and trust towards change. Two main constraints were identified: teacher overload and the lack of time. As regards the evaluation of learning, the most important changes were in the teachers’ conceptions. Change in practices can become more systematic due to this conceptual change. We also conclude that there is a big gap between what teachers say and what they really do. Lack of time, the high number of students per class and lack of information on evaluation are serious constraints to the implementation of formative evaluation. This study contributed to a better understanding of teachers’ conceptions and practices of evaluation, the processes of collaboration, and for the development of a more dynamic school where reflection on evaluation is enhanced in order to improve learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14297 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |