Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14580

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Etelvina Maria Flor Vieira da-
dc.date.accessioned2011-11-24T15:05:39Z-
dc.date.available2011-11-24T15:05:39Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14580-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)por
dc.description.abstractO estudo que apresentamos aqui visa contribuir para a definição de uma perspectiva sobre o Curso EFA no contexto actual, pondo em evidência as metodologias praticadas, os seus quadros de referência e abordagens predominantes, entre um paradigma mais humanista e outro de feição mais tecnocrática, assente em pressupostos que compõem as linhas de pensamento actuais, na óptica da Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, tentámos trespassar o olhar sobre alguns conceitos chave, nomeadamente, a Educação ao Longo da Vida e Aprendizagem ao Longo da Vida, para compreendermos as lógicas que estão no cerne da nossa problemática. Tentámos, de igual modo, elaborar uma retrospectiva no âmbito da Educação de Adultos em Portugal e algumas intersecções com as políticas europeias que exercem a sua influência, determinando formas de acção e legitimando opções que constituem as linhas de força para o contexto actual. Tratando-se de um estudo de caso, fundamentámos as nossas opções metodológicas em entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, inquéritos, análise de conteúdo e observação directa. Através de uma abordagem qualitativa, recolhemos dados que nos permitiram observar as práticas utilizadas no Curso EFA em estudo, elaborar conclusões sobre as linhas que o orientam e reconhecer as abordagens predominantes. Finalmente, entendemos verificar que o Curso EFA, apesar de evidenciar algumas características o remetem para uma vertente mais funcionalista e tecnocrática, representa, para o momento actual, uma viragem significativa no conceito de Educação de Adultos, sendo notória uma concepção mais humanista, onde a cidadania, a reflexão crítica e a autonomia assumem maior centralidade no processo educativo, como conceitos-chave fundamentais para a aquisição de saberes e competências não só para o contexto laboral, mas também para o desempenho de múltiplos papéis nos diversos contextos da vida humana, promovendo a edificação de uma sociedade mais justa, mais democrática e sustentável.por
dc.description.abstractThe study we present here aims to contribute to the definition of a perspective on the EFA course in the current context, highlighting the methodologies applied, its prevalent frameworks and approaches between a more humanistic paradigm and another one of more technocratic features, based on assumptions that make up the lines of current thinking in the perspective of Lifelong Learning. Thus we tried to provide an overall view on some key concepts, namely Education and Lifelong Learning, to understand the logics at the heart of our problem. We also tried to draw a retrospective in the scope of Adult Education in Portugal and the intersections with the European aims and policies, which have been exerting their influence, determining forms of action that are legitimizing the power lines to the current context. Since this is a study based on a case study, we resorted to various methodological options, such as a questionnaire, structured and semi-structured interviews, content analysis and direct observation. Resorting to a qualitative approach, we tried to collect data that allowed us to observe the practices used in the EFA Course in study, draw conclusions about the lines that guide it and recognize its prevailing approaches and practices. Finally, we reasoned out that the EFA course, in spite of highlighting some features from the traditional design and practices, which tend to a more functionalist and technocratic perspective, it is representing, in the present scenario, a significant shift in the concept of Adult Education, being notorious a more humanistic conception, where citizenship, critical reflection and autonomy are assuming a greater centrality in the educational process as paramount key concepts for the acquisition of knowledge and competences enabling adults not only to fit the context of the labor market, but also to perform multiple roles in the different contexts of life, promoting a more just, democratic and sustainable society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO curso EFA no universo da educação de adultos : uma avaliação crítica com base num estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc374.7por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado 3.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID