Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14622
Título: | A redução no ruído rodoviário com a utilização de pavimentos de baixo ruído |
Autor(es): | Freitas, Elisabete F. Paulo, Joel Coelho, J. L. Bento |
Palavras-chave: | Ruído rodoviário Camada de desgaste Passagem controlada Proximidade imediata |
Data: | Out-2008 |
Editora: | Universidade de Coimbra |
Resumo(s): | A aplicação de camadas de desgaste de baixo ruído, particularmente em áreas urbanas, tem-se
revelado como uma medida eficaz de redução do ruído rodoviário. Assim, neste artigo analisa-se o
ruído gerado em três camadas de desgaste integradas num projecto de reabilitação de uma estrada
urbana, das quais duas são de utilização inédita.
Os procedimentos de medição do ruído usados foram o método da “Passagem Controlada” e o método
da “Proximidade Imediata”. No primeiro método, os veículos de ensaio foram seleccionados, sendo
medido o nível máximo de ruído de passagem. No segundo método, recorreu-se a um sistema de
aquisição e processamento de ruído utilizando microfones localizados junto a uma roda de um veículo
ligeiro, sendo medido o ruído de contacto pneu/pavimento. Nesta fase inicial de exploração da rodovia
verificou-se que os níveis de ruído obtidos nas superfícies experimentais são consideravelmente
inferiores aos da camada de utilização corrente. The use of low noise wearing courses has proven to be an effective noise abatement measure, particularly in urban areas. Therefore, this paper intends to analyse the noise generated by three wearing courses, two of which considered innovative and integrated in the design of an urban road rehabilitation project. The methods used for measuring noise were the Controlled Pass-By Method and the Close ProXimity Method. In the first method, the testing vehicles were selected and the pass-by maximum noise level was measured. In the second method, a system to store and process noise using microphones ensembled near one of the tires on a light vehicle was used to measure tyre/surface noise. In this early stage of the life of the pavement, noise levels in relation to the innovative surfaces are considerably lower than those of the current surface. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14622 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acustica 2008_1.pdf Acesso restrito! | 526,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |