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https://hdl.handle.net/1822/14714
Título: | O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa |
Autor(es): | Macedo, Isabel Moreira |
Orientador(es): | Casa-Nova, Maria José |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A presente dissertação tem como objectivo reflectir sobre contextos e processos
propiciadores de trajectórias escolares de sucesso para além do Ensino Obrigatório de elementos
pertencentes ao grupo étnico cigano, analisando a relação que alguns elementos deste grupo
estabelecem com a escola e a escola com este grupo. Para a prossecução deste objectivo,
realizámos entrevistas semi-estruturadas à totalidade de jovens ciganos que frequentavam o
Ensino Secundário no Norte de Portugal no ano lectivo de 2007/08 (num total de oito), aos seus
Directores de Turma e aos seus progenitores, triangulando estes dados com outros dados
recolhidos através da observação não participante, das conversas informais e da análise
documental.
Os resultados que emergiram do trabalho empírico no que diz respeito aos contextos e
processos possibilitadores de continuidades escolares de sucesso são alvo de leitura à luz dos
conceitos de habitus étnico composto e de Lugares de Etnia (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª,
2008b), que nos permitiram compreender as diferentes expectativas de vida e a valorização
diferenciada da escola por parte dos jovens ciganos, bem como no que se refere às oportunidades
de vida proporcionadas pela escola.
A análise dos resultados vem corroborar resultados de outros estudos (internacionais e
nacionais), permitindo a elaboração de um quadro de análise da realidade estudada que engloba
aquelas que consideramos as principais dimensões que contribuíram para as trajectórias de
sucesso escolar dos jovens ciganos participantes nesta investigação: a dimensão escolar, a
dimensão sócio-afectiva, a dimensão familiar e a dimensão pessoal. Embora com algum grau de
diferenciação, conclui-se que as três primeiras dimensões se revelaram como as mais importantes
nas trajectórias escolares de sucesso dos jovens participantes nestes estudo, com a Dimensão
Escolar a aparecer em primeiro lugar, evidenciando a importância da orientação e apoio dos
professores, e da socialização secundária proporcionada pela escola e por outros agentes
educativos. This study aims to reflect upon the contexts and processes which enable school success of students belonging to a roma ethnic group. It focuses on the school trajectories of this ethnic group, analyzing the relationship established by this specific group and the school, and the school itself and this group. To achieve this goal, semi-structured interviews were held to all roma students (total of eight) enrolled in high schools located in the North of Portugal, during the academic year of 2007/2008. Besides the students, the class directors and the students‘ parents were also interviewed. Data collection was completed through non participant observation, informal conversations and document analysis, which allowed a triangulation of data. In regard to the contexts and processes which enable school success, findings from the empirical work were analyzed in the light of the concepts of habitus ethnic compost and ethnicity locations (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª, 2008b). These concepts allowed a better understanding of students‘ expectations in regard to future life and to the opportunities that being in school could offer them. Findings from this study corroborate previous international and national studies, which allowed us to build a framework based upon a set of key dimensions which influence roma students‘ school trajectories, namely, the scholar dimension, the social-emotional dimension, the family dimension and the personal dimension. Although with slight differences, it was possible to conclude that the first three dimensions were the most important dimensions influencing these students‘ school trajectories. The scholar dimension appeared in the first place, showing the importance that teachers‘ support and guidance, and the socialization process that schools and other agents have on students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14714 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |