Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14797
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Paula | - |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-05T11:49:13Z | - |
dc.date.available | 2011-12-05T11:49:13Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14797 | - |
dc.description.abstract | Este artigo descreve um estudo com oito professores do 1.º ciclo que pretende conhecer que conceito de fracção e seus significados possuem estes professores. Procurou-se então responder às seguintes questões: 1) Que conhecimento possuem os professores dos diferentes significados de fracção? 2) Que conhecimento didáctico possuem os professores sobre estes significados? Conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a oito professores do 1.º ciclo de escolas em que o novo Programa está em funcionamento experimental. Os resultados revelaram que os professores possuem uma deficiente concepção de fracção e um limitado conhecimento do novo Programa. A maioria dos professores afirma que no 1.º ciclo só são abordados os significados parte-todo e operador, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos entrevistados. A selecção das tarefas para a sala de aula é feita tendo em conta, não o grau de dificuldade do significado em que a fracção é usada, mas apenas a magnitude dos números envolvidos no problema. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIEC - unidade de investigação 317 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática (APM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Significados de fracção | por |
dc.subject | Conhecimento do professor | por |
dc.subject | Professor do 1.º ciclo | por |
dc.title | O conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
sdum.conferencePublication | Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XXII SIEM Cardoso & Mamede.pdf | Documento principal | 180,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |