Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14797

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Paula-
dc.contributor.authorMamede, Ema-
dc.date.accessioned2011-12-05T11:49:13Z-
dc.date.available2011-12-05T11:49:13Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14797-
dc.description.abstractEste artigo descreve um estudo com oito professores do 1.º ciclo que pretende conhecer que conceito de fracção e seus significados possuem estes professores. Procurou-se então responder às seguintes questões: 1) Que conhecimento possuem os professores dos diferentes significados de fracção? 2) Que conhecimento didáctico possuem os professores sobre estes significados? Conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a oito professores do 1.º ciclo de escolas em que o novo Programa está em funcionamento experimental. Os resultados revelaram que os professores possuem uma deficiente concepção de fracção e um limitado conhecimento do novo Programa. A maioria dos professores afirma que no 1.º ciclo só são abordados os significados parte-todo e operador, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos entrevistados. A selecção das tarefas para a sala de aula é feita tendo em conta, não o grau de dificuldade do significado em que a fracção é usada, mas apenas a magnitude dos números envolvidos no problema.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIEC - unidade de investigação 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSignificados de fracçãopor
dc.subjectConhecimento do professorpor
dc.subjectProfessor do 1.º ciclopor
dc.titleO conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitleActas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
sdum.conferencePublicationActas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXII SIEM Cardoso & Mamede.pdfDocumento principal180,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID