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TítuloQuando a avaliação se torna prioridade política, a educação para a igualdade deixa de o ser
Autor(es)Rocha, Maria Custódia Jorge da
Palavras-chaveAvaliação
Educação
Formação
Género
TIC
DataMai-2011
RevistaEducação, Formação & Tecnologias
Resumo(s)Apesar de as raparigas e de as mulheres não estarem em igualdade de circunstâncias em relação aos homens no acesso à informação - e às redes - na sociedade e na economia do conhecimento que consubstanciam a era da globalização e de não estarem em igualdade de circunstâncias nos cursos de ciência e tecnologia e no mercado de trabalho TIC, as políticas educativas têm concentrado a sua atenção e os seus discursos nas exigências da “sociedade em rede” e, sobretudo, da “economia informacional/global”. Assim, a nível internacional, comunitário e nacional, o peso destas políticas instrumentais tem vindo a desfavorecer a educação/formação das raparigas e das mulheres para a igualdade de género em TIC e a dar prioridade à consolidação de um tipo de avaliação que prima pela aferição e comparação internacionais e intra-nacionais dos produtos educativos multimédia existentes. Assim sendo, são escassos os projectos e as medidas concretas destinadas à detecção e anulação dos estereótipos de género que continuam a proliferar no âmbito género/TIC, tanto a nível do estudo das representações de género nos produtos multimédia ou na construção desses produtos, como a nível geral. Neste texto, discutem-se os princípios e as consequências de uma política educativa assim globalmente formulada e assim dessiminada nos sistemas educativos nacionais, nomeadamente em Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14890
ISSN1646‐933X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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