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TítuloA construção do conhecimento histórico e geográfico e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos a partir do uso do manual escolar : um projecto com alunos do 3.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Pereira, Ricardo Manuel Fernandes
Orientador(es)Barca, Isabel
Nossa, Paulo Nuno Sousa
Data2010
Resumo(s)Este Relatório descreve o meu Projecto de Intervenção Pedagógica Supervisionado, que teve como objectivo tentar compreender como é que os alunos procedem à construção do conhecimento histórico e geográfico e de que forma estes desenvolvem competências de aprendizagem, tendo em conta o uso do manual escolar. Foi realizado em contexto de sala de aula, com uma turma do 9.º ano de escolaridade, a partir do manual adoptado na escola onde foi implementado. Para a recolha e análise dos dados numa 1ª fase (estudo prévio), construí uma grelha de observação de aulas em que as Orientadoras Cooperantes das duas disciplinas utilizaram, sobretudo, as propostas de actividades dos manuais adoptados. A recolha de dados no estudo principal correspondeu à fase de implementação do meu Projecto em sala de aula, e para as actividades dos alunos utilizei não só fontes e propostas do manual adoptado mas também fontes e questões adicionais. Após a recolha dos dados dos alunos, em forma escrita, procedi à respectiva análise dos dados. Da análise de dados dos alunos quer no estudo prévio quer no estudo principal resultaram, na disciplina de História, as categorias de Pesquisa e Selecção, Interpretação de fontes e Explicação. No estudo principal, no domínio da Pesquisa e Selecção de fontes, encontraram-se os seguintes níveis de respostas: Listagem, Reprodução de factos, Reprodução de ideias sobre situações e Reprodução de causas e consequências de situações (explicação). Quanto à Interpretação de fontes: Interpretação de mensagens isoladas e Inferência histórica a partir de fontes cruzadas. Quanto à Explicação: Tentativa de narrativa própria (restrita). Na disciplina de Geografia, no estudo prévio dividi as questões em dois domínios: Pesquisa e Selecção e Explicação. Para Pesquisa e Selecção resultaram as seguintes categorias: Inferência geográfica inválida/não pertinente, Listagem e Reprodução de factos. Para Explicação: Explicação inválida/não pertinente e Explicação restrita. Para o estudo principal, foram definidos três domínios de questões: Pesquisa e Selecção, Interpretação de documentos e Explicação. Para Pesquisa e Selecção definiram-se as categorias: Listagem, Reprodução de factos, Reprodução de ideias sobre situações e efeitos de situações (explicação). Para Interpretação de documentos: Enumeração/Listagem, Inferência geográfica restrita e Inferência geográfica sustentada. Para Explicação: Explicação não coerente, Cópia da Informação, Explicação restrita e Explicação fundamentada. Os resultados sugerem que a maior parte das respostas dos alunos, na fase de Intervenção, se situaram em categorias intermédias de progressão do conhecimento, tendo como referência vários estudos em cognição histórica realizados com alunos portugueses.
This Report describes my Supervised Project of Pedagogical Intervention which aimed to understand how pupils construct their historical and geographical knowledge and in what ways they develop competences of learning by using the textbook. It was carried out with 9th graders in a classroom context, taking into account the textbook adopted in the school where it was implemented. To the collection and analysis of data in a 1st phase (previous study), I designed an observation guide of teaching situations where the Tutors in the two subjects used mainly activity proposals taken from the textbooks. The collection of data in the main study corresponded to the implementation phase of my Project, and I used evidence sources and activity proposals from the textbook as well as additional sources and questions for the pupils’ tasks. The data analysis both in the previous and in the main study generated, in the history subject, the categories of Search and Selection of Sources, Evidence and Explanation. In the main study, within the Search and Selection of Sources domain the following levels of responses were suggested: Listing, Fact Retrieval, Retrieval of ideas on situations and Retrieval of causes and consequences of situations. In respect to Evidence: Evidence in isolation and Historical inference based on cross-interpretation. As for Explanation, a tentative (restrict) narrative was found. In the geography subject in the previous study I divided the questions into two areas: Search and Selection and Explanation. In the Search and Selection area the following categories of responses were considered: Invalid/not relevant geographic inference, Listing and Retrieval of facts. For Explanation: Invalid/irrelevant explanation and Restricted explanation. For the main study, I chose three areas of questions: Search and Selection, Interpretation and Explanation of documents. In the Search and selection area the following categories were defined: Listing, Retrieval of facts, Retrieval of ideas on situations and Effects of situations (explanation). For interpretation of documents: Enumeration/Listing, Restricted geographic inference and Sustained geographic inference. For Explanation: Incoherent explanation, Copy of the Information, Restricted explanation and Reasoned explanation. The results suggested that the majority of pupils’ responses, in the Intervention phase, could be included in intermediate categories of conceptual progression, if we take as reference several studies on historical cognition carried out with Portuguese pupils.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14913
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
GEO - Dissertações de Mestrado

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