Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14916

TítuloA avaliação do conhecimento gramatical 'oficial': estudo dos exames nacionais de Português de 2010
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Silva, Ana Paula T. C.
Palavras-chaveExames nacionais
Avaliação gramatical
DataMar-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Na última década e a nível nacional, as provas de aferição e os exames nacionais vêm sendo objecto de polémicas, vindas de distintos quadrantes e de que é exemplo o editorial do jornal Público de 22/6/2009: “Exames 2009: como se prepara o ‘sucesso’ fácil”. Em termos da avaliação educacional, se aceitarmos que “a avaliação é sinónimo de sucesso” (Pacheco & Zabalza, 1995: 7), tal significará que, ao estudar a avaliação externa, poderemos contribuir para uma compreensão sustentada da educação em línguas. Além disso, entendendo a avaliação do conhecimento gramatical “oficial” como um factor constitutivo das disciplinas de Português, será possível descrever como são representados e avaliados os conhecimentos explícitos sobre o ensino da língua materna. Neste quadro, pretende-se, neste estudo, aprofundar a análise do domínio da gramática em provas de avaliação externa, comparando as provas de aferição de Língua Portuguesa do 4º e do 6º anos de escolaridade e os exames do 9º e do 12º anos, todos realizados no ano lectivo de 2009/2010. Com esta finalidade, o trabalho desenvolver-se-á de acordo com as seguintes dimensões de análise: a) delimitação da estrutura das diferentes provas de avaliação em Português, de acordo com domínios correntes como a leitura, a escrita ou a gramática; b) identificação dos tipos de pergunta e dos conteúdos implicados na avaliação do saber gramatical; c) categorização das questões segundo três níveis - reconhecimento, produção e explicitação dos conhecimentos sobre a língua. Para além de compreender melhor o papel da regulação externa dos saberes relativos ao conhecimento explícito da língua, deste estudo retirar-se-ão conclusões acerca das novas formas de (re)configuração da gramática escolar.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14916
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
acsilva & aptcsilva - avaliação do conhecimento gramatical.pdftexto completo556,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID