Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15033

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Lúcia-
dc.contributor.authorMamede, Ema-
dc.date.accessioned2011-12-12T11:56:23Z-
dc.date.available2011-12-12T11:56:23Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15033-
dc.description.abstractEste artigo centra-se em aspectos da comunicação matemática nas práticas de sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Procura perceber que postura revelam os professores na promoção da comunicação matemática em sala de aula. Para tal procurou-se saber como promovem os professores do 1.º ciclo a comunicação matemática nas suas práticas em sala de aula. Foram analisadas aulas de três professoras a leccionar o 1.º ano de escolaridade de uma escola pública. Utilizou-se uma metodologia qualitativa para analisar as práticas dos professores através da observação de aulas e da reflexão crítica por parte dos professores participantes no final de cada aula. Os resultados sugerem que os professores reconhecem a importância da comunicação matemática, mas apresentam algumas fragilidades na sua promoção em sala de aula que passam por uma insuficiente promoção da comunicação oral, subaproveitando oportunidades de desenvolvimento de discussão e cortando o exercício da argumentação dos seus alunos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIEC - unidade de investigação 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação matemáticapor
dc.subjectPráticas de sala de aulapor
dc.subjectProfessores do 1.º ciclopor
dc.titleA comunicação matemática: uma análise da prática de professores do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleActas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
sdum.conferencePublicationActas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXII SIEM Alves & Mamede.pdfDocumento principal146,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID