Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15105
Título: | A leitura do texto literário realizada através do episódio da educação de "Os Maias" de Eça de Queirós |
Autor(es): | Abreu, Helena Isabel Duarte |
Orientador(es): | Silva, Lino Moreira |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Nos dias que correm, são enormes as dificuldades que os jovens apresentam em relação
à compreensão em leitura. Chegados ao 11º ano de escolaridade, as dificuldades revelam-se
ainda maiores, porque os alunos deparam-se com o estudo da obra Os Maias, que tem sido
assumida quase como o ―cabo das tormentas‖ que eles têm de ultrapassar, mas que, se for
levada a bom porto, na sua leitura e compreensão, se transforma num verdadeiro ―cabo da boa
esperança‖. É que, desse modo, a maior parte dos alunos mostra gostar do romance,
apontando-o como uma das obras mais interessantes que leu ao longo da escolaridade, não só
pelo tema central (a vida diletante de Lisboa), como pela realidade sócio-cultural da segunda
metade do século XIX português (marcada pelo ―faz de conta‖), as personagens, a problemática
do incesto e a acção trágica que o envolve… tudo isto apresentado de forma irónica e cáustica,
como só Eça seria capaz de fazer.
Ainda assim, há alunos que assumem não conseguir ler a obra na totalidade, alegando
razões do mais diverso tipo, que vão desde a densidade da obra, até ao peso das longas
descrições, sobretudo nas primeiras trinta páginas da obra.
Na nossa opinião, se soubermos ler Os Maias na sua amplitude, penetrando na sua
dimensão sócio-cultural, e se formos capazes de apreciar e compreender o modo de escrita de
Eça de Queirós, sairemos enriquecidos dessa leitura e poderemos transferir aprendizagens feitas
para outras aprendizagens e outras leituras, tendo como consequência a formação de que a
escola está tão carenciada.
Neste sentido, o presente estudo, desenvolvido no âmbito do estágio profissional,
realizado nas escolas Secundária D. Maria II, Braga, e Secundária Camilo Castelo Branco, Vila
Nova de Famalicão, propõe-se abordar questões de fundo relacionadas com a leitura e a prática
pedagógica, em geral, e em especial com o estudo de Os Maias. Focalizar-se-á o autor de Os
Maias e a sua obra, a educação em Os Maias e a perspectiva educativa assumida por Eça no
romance. Passar-se-á, daí, à importância da leitura e à abordagem textual, tomando como
referência o trabalho com os alunos, na sala de aula. Nowadays, young people have great difficulties in the comprehension of reading. When they reach the 11th grade, those difficulties show themselves in a bigger way, because the students are faced with the study of the book ―Os Maias‖, which has been considered almost as a ―Cabo das Tormentas‖ that they must overcome, but, if we succeed in its reading and its reading comprehension, it may become a ―Cabo da Boa Esperança‖. The fact is that, this way, the majority of the students seems to like the romance, pointing it as one of the most interesting books they have ever read in their school life, not only for its main theme (the dilettante life of Lisbon), but also for its representation of the Portuguese social-cultural reality of the second half of the 19th century (marked by the ―faz de conta‖), the characters, the incest problematic and the tragic action that it involves…all of this presented in an ironic and caustic way, like only Eça would do it. Still, there are students assuming they cannot read the whole book, claiming for the most different kind of reasons, which go since the length of the book, to its excessive description, especially in the first thirty pages. In our opinion, if we know how to read ―Os Maias‖ in its amplitude, penetrating in there socio-cultural dimension, and if we are able to appreciate and understand the way of writing of Eça de Queirós, we will learn a lot, and we will be able to transfer learning of this reading to others learning and others readings, giving consequently the with the formation that the school is in need. In this way, the present study, developed under the traineeship, in the high schools of ―D. Maria II in Braga, and Camilo Castelo Branco, in Vila Nova de Famalicão, propose itself to board questions related to reading and pedagogical practice, in general, and in special to the study of ―Os Maias‖. It will focus the author of the ―Os Maias‖ and its book, the education of ―Os Maias‖ and its educative perspective assumed by Eça in this romance. From here we will go through this to the importance of reading and to the textual approach, taking as reference the work with the students in the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Português e das Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15105 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Isabel Duarte Abreu.pdf Acesso restrito! | 443,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |