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dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Francisca de A. R. de Azevedo e-
dc.contributor.authorSantos, Christophe Nascimento da Costa-
dc.date.accessioned2011-12-13T14:57:10Z-
dc.date.available2011-12-13T14:57:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15124-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório expõe um projecto desenvolvido em contexto real de aprendizagem das disciplinas de História B e Geografia A, numa turma do 11.º ano de escolaridade /Ensino Secundário, do curso de Ciências Socioeconómicas. Elegeu-se como tema/objecto a literacia visual histórica e geográfica dos alunos, e com ele pretendia-se responder à seguinte questão: - Que tipo de leitura e interpretação os alunos adoptam perante cartoons e mapas, respectivamente, nas aulas de História e de Geografia? Assim, e considerando a sua natureza, as nossas finalidades foram, simultaneamente, analisar o questionamento histórico e geográfico (heurística da fonte, contextualização histórica, conteúdo substantivo e a corroboração heurística), e identificar os conhecimentos históricos e geográficos que os alunos constroem a partir dessas fontes. A temática histórica -“Portugal do autoritarismo à democracia” focaliza o período da implantação da democracia após a Revolução dos Cravos (1974). No que diz respeito à Geografia A, a temática escolhida foi “A Integração de Portugal na União Europeia: os desafios e as oportunidades”, que explana os momentos mais importantes da construção europeia e as questões concernentes à posição de Portugal. A selecção dos cartoons políticos e dos mapas temáticos foi norteada por dois critérios. O primeiro obedeceu às temáticas já referidas que correspondiam às aulas nas quais os professores estagiários iriam leccionar. Em segundo lugar, seleccionámos cartoons que apresentassem uma diversidade de estratégias gráficas e mapas coerentes e rigorosos. Os instrumentos de recolha de dados foram um conjunto de fichas de trabalho (3 dedicadas aos cartoons e 3 para os mapas). Cada uma apresentava um conjunto de perguntas, para que os alunos neles analisassem algumas dimensões, tais como, planos, figuras, símbolos, estratégias visuais, legenda/ título, escala, orientação, informação substantiva, etc. A análise dos resultados, de natureza descritiva e qualitativa, debruçou-se sobre cada cartoon e cada mapa e as respectivas questões. Foi nosso desiderato compreender o processo de análise e interpretação de fontes históricas primárias iconográficas e fontes geográficas de modo a não somente enriquecer o domínio investigativo da Literacia Visual Histórica e Geográfica, mas também potenciar as aprendizagens dos alunos.por
dc.description.abstractThis report describes a project developed in History B and Geography A classes in the 11th grade /Secondary Education (Social and Economic Sciences course). We have chosen the theme –Students’ historical and geographical visual literacy of students, intending to find answers to the following question: - What kind of reading and interpreting the students take facing cartoons and maps, respectively in the lessons of History and Geography? Therefore, and considering their nature, our goals were, simultaneously, to analyze students’ historical and geographical enquiry (heuristic source, historical context, the substantive content and the heuristic corroboration), and identify historical and geographical knowledge that students construct from these sources. The historical theme -“Portugal from authoritarianism to democracy” focuses the period of the establishment of democracy since the Carnations Revolution (1974), With respect to Geography, the theme was -"The integration of Portugal into the European Union: challenges and opportunities", which focuses the most important moments of the European Union and the issues concerning the position of Portugal. The selection of political cartoons and maps were based on two criteria: they correspond to the classes contents; and they present a diversity of graphical strategies (cartoons), and they were consistent and scientific rigorous (maps). The gathering data instruments were a set of worksheets, three (3) for cartoons and three (3) for maps. Each worksheet present a set of questions supporting the analysis of several dimensions, such as, plans, persons, symbols, visual strategies and caption / title, scale, orientation, substantive information, etc. The data analysis was qualitative and descriptive. Our purpose was to understand the process of analysis and interpretation of primary visual sources and geographic sources to enrich not only the research domain of Historical and Geographical Visual Literacy but also the learning student process.por
dc.description.abstractLe présent rapport expose un projet développé dans un réel contexte d’apprentissage des disciplines d’histoire B et de géographie A, dans une classe de la 11ème année de scolarité/enseignement secondaire, du cours de sciences socio-économiques. On a choisi comme thème/ objet la littératie visuelle historique et géographique des élèves, et avec, on prétendait répondre à la question suivante: - Quel type de lecture et interprétation adoptent les élèves devant les cartoons et cartes respectivement dans les classes d’histoire et de géographie? Ainsi et considérant sa nature, nos finalités ont été, simultanément, de développer le questionnement historique et géographique (heuristique de la source, contextualisation historique, contenu subsantif de la source et corroboration heuristique) et identifier les connaissances historiques et géographiques que construisent les élèves avec ces sources/outils. La thématique historique - “Portugal de l’autoritarisme à la démocratie” focalise la période de l’instauration de la démocratie, à travers la révolution des oeillets (1974). En ce qui concerne la géographie A, le thème choisi fut “l’intégration du Portugal dans l’union européenne: les défis et les opportunités”, qui explique les moments les plus importants de la construction européenne et aussi les questions relatives à la position du Portugal. La sélection des caricatures politiques et des cartes thématiques a été dictée par deux critères. Le premier a obéit aux thématiques déjà référencées qui correspondaient aux cours pendant lesquels les professeurs stagiaires allaient enseigner. En second lieu, nous avons sélectionné des “cartoons” qui présentaient une diversité de stratégies graphiques et des cartes cohérentes et rigoureuses. Les instruments de recueil de données furent un ensemble de fiches de travail (3 dédiées aux “cartoons” et 3 pour les cartes). Chacune d’entres elles présentaient un ensemble de questions, pour que les élèves y analisent quelques dimensions tels que plans, figures, symboles, stratégies visuelles, légende/titre, échelle, orientation, information substantive, etc. L’analyse des résultats fut de nature descriptive et qualitative. Notre volonté fut de comprendre le processus d’analyse et d’interprétation de sources historiques primaires iconographiques et sources géographiques visant non seulement à enrichir le domaine investigateur de la Littératie Visuelle Historique et Géographique mais aussi améliorer les apprentissages des élèves.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA análise de cartoons e de mapas nas aulas de História e de Geografia : a literacia visual histórica e geográficapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc93:372.893por
dc.subject.udc372.893:93por
dc.subject.udc91:372.891por
dc.subject.udc372.891:91por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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