Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15351

TítuloDo ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional
Autor(es)Vieira, Diana
Caires, Susana
Coimbra, Joaquim
Palavras-chaveTransição escola-trabalho
Estágio profissionalizante
Ensino superior
Auto-eficácia
Inserção profissional
Data16-Dez-2011
RevistaRevista Brasileira de Orientação Profissional
Resumo(s)O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, auto-eficácia e objectivos de investimento profissional – numa amostra de 337 finalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-eficácia, bem como objectivos de investimento profissional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15351
ISSN1679-3390
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira, Caires, & Coimbra (2011).pdfDocumento principal861,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID