Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15421

TítuloA história dos programas de matemática para a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: o conceito fundamental de medida
Autor(es)Amaral, Ana
Ralha, Elfrida
Gomes, Alexandra
Palavras-chaveFormação de professores
História da educação
Conceito fundamental de medida
História da matemática
Data2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)Estamos convictas de que a preservação das memórias é, tal como o próprio Heródoto (séc. V a. C.) defendia, a melhor forma para se compreender o presente e para se preparar o futuro. É nosso propósito compreender a evolução dos programas de formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, nomeadamente no que respeita ao conhecimento matemático e perceber que dimensão é atribuída ao conceito fundamental de Medida. Neste artigo reportar-nos-emos, em particular, a uma fonte primária histórica sobre a uniformização dos pesos e medidas: o Mappa do Systema decimal em Nomenclatura Portugueza (1812-1814).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15421
Versão da editorahttp://www.apm.pt/files/177852_C01_4dd79ca909e86.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paper Covilhã.pdf499,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID