Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15846

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorHögemann, Julia Helene-
dc.date.accessioned2011-12-26T14:08:12Z-
dc.date.available2011-12-26T14:08:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15846-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)por
dc.description.abstractA presente dissertação expõe uma investigação realizada em torno dos processos de autoregulação da aprendizagem, tendo como objectivo principal avaliar o impacto do programa de competências auto-regulatórias na escrita em 31 alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um estabelecimento privado no distrito do Porto, recorrendo a duas metodologias de avaliação, uma de aptidão (i.e. inventário de auto-relato) e outra de evento (i.e. grelha). O programa implementado teve como base o Projecto “Sarilhos do Amarelo” (Rosário, Núñez & González-Pienda, 2007), uma ferramenta educativa que está orientada no sentido de discutir com crianças sub-10 (desde o pré-escolar até ao final do 1º ciclo do Ensino Básico) questões sobre estratégias e processos de auto-regulação da aprendizagem. A ferramenta Sarilhos do Amarelo consiste numa narrativa que descreve um conjunto de aventuras vividas pelas cores do arco-íris em busca do seu amigo Amarelo perdido no bosque. A leitura dos capítulos do livro foram contemplados por parte da docente titular da turma, e a exploração da estória, realizada semanalmente durante um período lectivo, pela investigadora. Com o presente estudo pretende-se contribuir com dados para investigações futuras realizadas nesta área. A intervenção realizada foi submetida a mais do que uma metodologia de avaliação (Zimmerman, 2008). Procurou-se avaliar o impacto do programa através da análise de uma medida de aptidão “O Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem” (IPAA – 1.º CEB) (Rosário, Nuñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) e da prova “Avaliação da Compreensão Leitora (ACL-4) (Catalã et al., 2001), aplicados num momento de pré e pós-teste. Foi nosso objectivo, avaliar, ainda, o processo auto-regulatório como um evento, através da recolha repetida e continuada de composições elaboradas com o apoio inicial de uma grelha, percebendo deste modo como se processa e desenvolve a aquisição de estratégias de aprendizagem na escrita. Os resultados obtidos corroboraram com a literatura, apontando para um aumento progressivo dos níveis de auto-regulação na escrita através da combinação de estratégias para a elaboração de composições, assim como para um elevado nível de eficácia do programa. Os alunos demonstraram ter assimilado correctamente o conteúdo, dentro e fora da sala de aula, adoptando estratégias de aprendizagem promovidas e transferências para outras actividades do seu dia-a-dia.por
dc.description.abstractThe following dissertation presents an investigation developed about self-regulated learning, whose main goal is to evaluate the impact of the self-regulatory writing competence program on 31 students of a private school in the district of Oporto, making use of two distinct evaluation methodologies, one of aptitude (i. e. self-reporting inventory) and another of event (i. e. grid). The implemented program is based on the “Sarilhos do Amarelo” project (Rosário, Núñez & González-Pienda, 2007), an educational tool oriented to discuss self-regulatory learning strategies and procedures with sub-10 children (from pre-school to the end of Elementary School). The tool Sarilhos do Amarelo consists of a narrative that describes the set of adventures lived by the rainbow colors looking for their friend Amarelo (Yellow), who is lost in the woods. The reading of the book chapters was done by the teacher responsible for the class, and the exploration of the story was performed weekly by the investigator during the classroom hours. The present study intends to contribute with data for future investigations carried out in this area. The performed intervention was submitted to more than one evaluation methodology (Zimmerman, 2008). It was attempted to evaluate the program’s impact through the analysis of an aptitude measurement “O Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem” (IPAA – 1º CEB) - Learning Self-Regulation Procedures Inventory (Rosário, Nuñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) and through the test “Avaliação da Compreensão Leitora” (ACL-4) (Catalã et al., 2001) applied both on the pre and pos-test moments. It was also intended to evaluate the self-regulatory procedure as an event, by repeated and continuous collecting of essays written by the students with an initial support by a grid, realizing, thus how to acquire learning and develop strategies for writing. Data corroborates with literature, indicating a progressive increase of the levels of writing selfregulation through the union of essay-development strategies, as well as a high level of efficiency of the program. The students proved to assimilate the contents correctly, inside and out of class, employing more advanced learning strategies and adaptations for other daily-life activities.por
dc.description.abstractDie folgende Dissertation beschreibt eine Untersuchung über selbst reguliertes Lernen, mit dem Ziel einer Bewertung über das selbst regulierte Schreiben mit 31 Schülern der vierten Klasse einer Privatschule in Porto. Angewandt wurden zwei Methoden: Fähigkeit der Selbstüberwachung von sich wiederholenden Abläufen, sowie unter Anwendung eines Rasters. Dieses Programm basiert auf der Studie „Sarilhos do Amarelo“ (Rosário, Núñez & Gonzáles– Pienda, 2007), eine Strategie des selbstregulierten Lernens mit unter 10 jährigen Kindern, beginnend im Vorschulalter. Die Methode basiert auf einer Erzählung bei welcher der Regenbogen Abenteuer auf der Suche nach seinem Freund Amarelo (der Farbe Gelb) besteht, welcher sich im Wald verirrt hat. Die Kapitel der Geschichte wurden von der Klassenlehrerein vorgetragen. Die Fortschritte wurden wöchentlich während der Unterrichtsstunden ermittelt. Die Studie soll als Grundlage für künftige Untersuchungen dienen und wurde mehreren Methoden bewertet (Zimmermann, 2008). Durch Analyse der Lernfähigkeit wurde versucht die Wirkung des Programms durch „O Inventário de Processos de Auto-Regulacao da Aprendizagem“ (IPAA – 1.º CEB) (Rosário, Núñez, González-Pienda, Carezo & Valle, 2010) „Methoden zum selbst regulierten Lernen“ und durch Beweis der „Avaliação da Compreensão Leitora“ (ACL-4) (Catalã et al., 2001) zu bestätigen, jeweils vor und nach den Tests. Es wurde ebenfalls beabsichtigt die selbstregulierende Anwendung zu bewerten, indem von den Schülern wiederholt, vor und nach Anwendung des Rasters Arbeiten eingesammelt und ausgewertet wurden. Die Auswertung ergab einen progressiven Anstieg des selbst regulierten Lernens, durch Literatur untermauert, bestätigt die hohe Effizienz des Programms. Es konnte bewiesen werden, dass die Schüler die implementierte Strategie nicht nur im Lernprozess erfolgreich angewandt haben, sondern diese auch bei anderen Aktivitäten im täglichen Leben Anwendung fanden.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePromoção de competências de auto-regulação na escrita: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.015.3por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Julia Helene Högemann.pdf703,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID