Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1599

TítuloMedia, etnocentrismo e estereótipos sociais
Autor(es)Cabecinhas, Rosa
Palavras-chaveMedia
Etnocentrismo
Estereótipos sociais
Data2002
EditoraVega
CitaçãoCONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 1, Lisboa, 1999 – “As ciências da comunicação na viragem do século : actas”. Lisboa: Vega, 2002. p. 407-418.
Resumo(s)Nesta comunicação analisamos o papel dos media na construção dos estereótipos sociais, nomeadamente, dos estereótipos referentes a grupos étnicos. Apresentamos os resultados de uma experiência sobre o processamento de informação social que se desenrolou em duas fases. Na primeira fase os participantes foram confrontados com hipotéticas notícias de jornal que deveriam analisar. Na segunda fase (dois dias depois) foi-lhes pedido para reproduzirem a notícia que leram o mais fielmente possível. As notícias apresentadas descreviam acontecimentos positivos ou negativos associados a um protagonista cujo grupo étnico diferia de versão para versão. Nesta comunicação analisamos o tipo de erros cometidos pelos participantes na reconstrução das mensagens e discutimos a importância de uma educação crítica face aos media.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1599
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
racabecinhas_MedEtno_2002.pdf128,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID