Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16130

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Maria de Lurdes-
dc.contributor.authorFarhangmehr, Minoo-
dc.contributor.authorCláudia, Simões-
dc.date.accessioned2012-01-03T15:06:37Z-
dc.date.available2012-01-03T15:06:37Z-
dc.date.issued2008-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16130-
dc.description.abstractO presente artigo aborda a origem do marketing relacional contrapondo-o ao transaccional, considerado o paradigma de marketing dominante do século XX, baseado no marketing-mix e na escola funcionalista. Neste contexto, são sistematizadas as principais diferenças entre o marketing relacional e transaccional, apresentam-se várias definições de marketing relacional e analisam-se as circunstâncias que levaram ao surgimento deste conceito, nomeadamente abordando os dois principais eixos de investigação de onde emergiu: a Escola Nórdica de Serviços e o IMP – Industrial Marketing and Purchasing Group. Discute-se o marketing relacional numa perspectiva dual, mas aborda-se também a perspectiva de redes, que contempla o contexto e as relações adicionais em que os parceiros da relação dual estão envolvidos. Mostram-se ainda alguns conceitos intimamente relacionados com a aplicação do marketing relacional como a ênfase nos recursos e competências da empresa e a orientação para o cliente como filosofia de toda a organização. Por último, são sugeridos alguns desafios que se colocam ao marketing relacional no sentido de o mesmo poder vir a constituir-se como um paradigma com aspirações a uma possível teoria geral de marketing.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMarketing Relacionalpor
dc.subjectMarketing Transaccionalpor
dc.subjectModelo de Interacçãopor
dc.subjectParadigma de marketingpor
dc.titleMarketing relacional: conceitos e desafiospor
dc.title.alternativeRelationship marketing: concepts and challengeseng
dc.typeworkingPaperpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleWorking Paper iMARKEpor
Aparece nas coleções:iMARKE - Documentos de Trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WP Nr 1 - 2008.pdf
Acesso restrito!
607,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID