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dc.contributor.authorAlves, Nelson-
dc.contributor.authorVieira, Maria Helena-
dc.contributor.authorSerrano, Ana Maria-
dc.date.accessioned2012-01-03T17:04:04Z-
dc.date.available2012-01-03T17:04:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1808-8899por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16151-
dc.description.abstractEste estudo procurou ser um contributo para a prática da Intervenção Precoce através da intervenção musical com crianças com Necessidades Educativas Especiais em contexto de Jardim-de-Infância. Tendo como pressuposto os benefícios da inclusão e das parcerias entre pais e profissionais, pretendeu-se realizar um trabalho de investigação que permitisse, de forma global, observar aspectos motores, cognitivos e afectivos do desenvolvimento da criança com características do Espectro do Autismo (designada por P.A., por razões de anonimato) que fossem susceptíveis de ser influenciados positivamente pela participação em actividades musicais orientadas. Paralelamente aos benefícios observados relativos ao desenvolvimento da criança com características do Espectro de Autismo, verificou-se uma melhoria significativa na Inclusão da criança em estudo no grupo de Expressão Musical. Através deste trabalho, verificou-se que a Expressão Musical é uma área fulcral para a inclusão de crianças com autismo no Jardim-de-Infância. O sujeito do estudo beneficiou, consideravelmente, da participação activa e organizada nas actividades musicais, melhorando as suas prestações em diversos indicadores da SGS II. A música pode ter um papel importante no desenvolvimento de competências e destrezas que, indirectamente, podem ajudar no dia-a-dia e na Inclusão destas crianças no contexto de Jardim de Infância. Espera-se, portanto, a partir deste trabalho, contribuir para a divulgação dos benefícios das actividades musicais enquanto actividades orientadas para o desenvolvimento das crianças com NEE, sobretudo ao nível dos aspectos motores, cognitivos e afectivos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntervenção precocepor
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectExpressão musicalpor
dc.titleEducação musical na intervenção precocepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage38por
oaire.citationIssue10por
oaire.citationTitleInclusão: Revista da Educação Especialpor
sdum.journalInclusão: Revista da Educação Especialpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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Alves, Vieira, & Serrano (2010).pdfDocumento principal285,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

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