Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16869

TítuloA formação contínua de professores : as promessas e algumas realidades : um estudo de caso a partir de um CFAE
Autor(es)Gomes, Eva Carla Pimenta
Orientador(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Data2009
Resumo(s)O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento de uma “organização” educativa que tem atravessado, de uma forma mais ou menos consequente, a vida profissional dos professores na última década e meia – os Centros de Formação de Associação de Escolas. A análise é realizada através de um percurso investigativo pela história da formação contínua de professores, num determinado Centro de Formação de Associação de Escolas, através dos seus planos de formação, dos documentos produzidos por este e de entrevistas aplicadas aos principais actores intervenientes neste centro de formação. Com base numa fundamentação teórica em que se privilegia um quadro histórico da formação, recontextualizado na formação contínua de professores, e um quadro políticoorganizacional em que se realizam e desenvolvem as actividades de educação e formação, apontam-se algumas ideias acerca do modo como a formação contínua de professores tem vindo a evoluir no nosso país e como respondem os Centros de Formação às necessidades sentidas quer pelas escolas quer pelos professores. Esta análise leva-nos também a fazer uma comparação entre a profissionalização da carreira docente e o lugar da formação contínua nesse processo. Esta investigação trata-se, assim, de um estudo de cariz sócio-histórico que utiliza uma matriz metodológica qualitativa, que elege o estudo de caso como referência. Assim, a partir do caso de um Centro de Formação de Associação de Escolas analisa-se a sua evolução desde a sua génese até à data, tomando como referência um conjunto de documentos – planos de formação, boletins informativos, livros – produzidos ao longo de uma década e meia e várias entrevistas semi-estruturadas a actores considerados como significativos no interior da “organização”: directores (actual e anterior) e dirigentes da escola-sede. A promessa de emancipação que muitos antecipavam no momento em que, mais uma vez, era lançada uma «inovação instituída» no sistema educativo, como se verá, não parece ter qualquer expressão na realidade construída, apesar dos discursos de alguns dos actores mais relevantes no contexto continuarem a utilizar expressões gastas e empiricamente refutadas. Aliás, talvez só por um qualquer milagre ou passe de mágica é que numa inovação decretada com carácter uniforme para o todo nacional poderia ter efeitos transformadores na vida das pessoas e das organizações. Apesar de tudo, insiste-se … será que continuamos a acreditar?
The present study it intends to contribute for the knowledge of a “educative organization” that it has crossed, of a more or less consequent form, the professional life of the professors in the last decade and stocking - the Centres of Formation of Association of Schools. The analysis is carried through a inquiry passage for the history of the continuous formation of professors, in one determined Centre of Formation of Association of Schools, through its plans of formation, of documents produced for this and interviews applied to the main intervening actors in this centre of formation. On the basis of a theoretical recital where if it privileges a historical picture of the formation, recontextualizado in the continuous formation of professors, and a picture politicianorganizational where if carries through and develops the activities of education and formation, some ideas concerning the way are pointed as the continuous formation of professors has come to evolve in our country and as they answer the Centres of Formation to the sensible necessities wants for the schools wants for the professors. This analysis take-in also making a comparison enters the professionalization of the teaching career and the place of the continuous formation in this process. This inquiry is treated, thus, of a cares study partner-description that uses a qualitative methodological matrix that chooses the case study as reference. Thus, from the case of a Centre of Formation of Association of Schools it is analyzed its evolution since its geneses until the a dates, taking as reference a set of documents - plain of informative formation, bulletins, books - produced throughout one decade and half-structuralized stocking and some interviews the actors considered as significant in the interior of the “organization”: director (current and previous) and controllers of the school-headquarters. The emancipation promise that many anticipated at the moment where, one more time, was launched a “innovation instituted” in the educative system, as it will be seen, does not seem to have any expression in the constructed reality, although the speeches of some of the actors most excellent in the context to continue to use expressions spend empirically and refuted. Perhaps by the way, for one any miracle or pass of magician only is that in an intentionally innovation with character uniform for the all national one it could have transforming effect in the life of the people and the organizations. Although everything, is insisted… will be that we continue to believe?
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16869
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf
Acesso restrito!
1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID