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https://hdl.handle.net/1822/17021
Título: | Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
Autor(es): | Marinho, Isabel Cristina Gomes |
Orientador(es): | Pereira, Maria Teresa Soares |
Palavras-chave: | Hábitos de compra Hábitos de leitura Livros Livrarias Buying habits Reading habits Books Bookstores |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como principal objectivo identificar e compreender os hábitos de compra e
de leitura de livros nos adultos em Portugal, procurando apreender quais os factores internos e
externos que directa ou indirectamente influem no comportamento dos adultos face aos livros
nos espaços de venda.
Em Portugal, deparamo-nos com a quase inexistência de estudos nesta área, onde exista um
confronto directo entre a leitura e o consumo de livros. Os estudos existentes são na sua grande
maioria da competência do Estado Português, onde o que se procura analisar são os hábitos de
leitura e de compra dos portugueses numa vertente sociocultural e não numa vertente da
gestão, na qual este estudo procura aprofundar.
Para realizar esta investigação, após uma cuidada revisão de literatura, procedeu-se ao
desenvolvimento de uma pesquisa de natureza quantitativa, através de inquéritos por
questionário ao público-alvo que se desloca a livrarias de rua e/ou a livrarias presentes em
superfícies comerciais. Neste estudo, podemos destacar como principais conclusões a influência
que determinados factores internos e externos exercem sobre os hábitos de compra e de leitura
de livros nos adultos. A existência de hábitos de leitura na infância revelam fortes hábitos de
leitura e de compra de livros na fase adulta, todavia, mesmo com parcos hábitos de leitura na
infância, na fase adulta podemo-nos deparar com fortes hábitos de leitura e de compra de livros.
Factores internos como o género, a situação profissional e o grau de escolaridade influem nos
hábitos de leitura e consequentemente de compra de livros pelos adultos. Analogamente,
factores externos como o local de venda de livros, a sua localização e o preço dos livros
influenciam directamente os hábitos de compra de livros. The main purpose of this dissertation is to identify and comprehend the books buying and reading habits of Portugal´s adults, trying to understand the internal and external factors that direct or indirectly influences the adult’s behavior over books in the bookstores. In Portugal, there are no studies in this area, where are a direct confrontation between reading and books consumption. The existing studies are mainly from the Portuguese government, which it is analyzed the Portuguese reading and consume habits on a social and cultural view, not in a management one. To finalize this investigation, after a careful literature review, we have proceeded to a quantitative research development, through a questionnaire inquiry to the public that goes to the traditional bookstores or to commercial bookstores. In this study, we have as major conclusions, the influence that internal and external factors have on adults´ books reading and buying habits. Books reading habits in the childhood mean strong adults´ books reading and buying habits, however, even with fragile reading habits in the childhood, we can find strong adults´ books reading and buying habits. Internal factors as gender, professional situation and education degree influences the books reading habits and consequently the buying habits. Similarly, external factors such the bookstores, their location and the price of the books influence directly the books buying habits. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17021 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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