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dc.contributor.advisorOliveira, Benilde Maria do Nascimento-
dc.contributor.authorMendes, Cátia Marlene da Rocha-
dc.date.accessioned2012-02-13T15:48:46Z-
dc.date.available2012-02-13T15:48:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17031-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Finançaspor
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo examinar o impacto do anúncio de resultados no movimento do preço das acções, das 100 maiores empresas americanas de 2009 (ranking publicado pela revista Fortune 500). A metodologia utilizada foi a de estudos de eventos sobre uma amostra constituída por 1416 anúncios de resultados trimestrais, analisados durante o período de 1 de Janeiro de 2005 e 31 de Dezembro de 2009. Na classificação dos eventos foi usado o mesmo método que MacKinlay (1997), constituindo-se desta forma 3 carteiras, a de “Impacto Positivo”, “Impacto Negativo” e “Impacto Nulo”. O problema do clustering de eventos foi resolvido com recurso ao método usado por Das, Pattanayak e Pathak (2008), que permite a obtenção de resultados robustos na presença deste fenómeno. De acordo com os resultados obtidos, foram encontrados valores das rendibilidades anormais médias e acumuladas significativos em torno do dia do anúncio dos resultados, o que permite concluir que o evento em causa transmite informações relevantes para o mercado. Contudo, existem diferenças significativas entre as carteiras constituídas. Na carteira de “Impacto Positivo”, só se verifica valores da rendibilidade anormal média significativos no dia 0, havendo um rápido ajuste do mercado face aos anúncios de resultados. Quanto à carteira de “Impacto Nulo” o ajuste também é relativamente rápido, no entanto, além do dia 0 também se verificou valor estatisticamente significativo no dia 1. A carteira cujo ajuste é mais lento, demorando entre 3 a 4 dias (entre o dia 0 e o dia 3) é de “Impacto Negativo”. Relativamente aos resultados da rendibilidade anormal média acumulada são consistentes entre as carteiras, verificando-se valores significativos até ao dia 5. Desta forma, pode-se concluir que quando os anúncios de resultados superam as expectativas dos analistas, o mercado é rápido no procedimento de ajuste às novas informações. No caso de os anúncios serem inferiores às expectativas, o ajuste é mais lento.por
dc.description.abstractThis study aims to examine the impact of earnings announcements in the movement of stock prices of the 100 America‟s largest corporations in 2009 (Fortune 500 magazine ranking). An event study is applied to a sample of 1416 quarterly earnings announcements, analyzed between 1st January 2005 and 31st December 2009. The events were classified according to the methodology followed by MacKinlay (1997). Three portfolios were created, “Positive Impact” portfolio, “Negative Impact” portfolio and “Null Impact” portfolio. The problem of clustering of events was solved using the method used by Das, Pattanayak and Pathak (2008), so that no biased results could be achieved. According to the results, statistically significant values of average abnormal returns and cumulative were found close to the earnings announcements day. This enhances the fact that the event under study disseminates relevant information to the market. However, there are significant differences between the portfolios. For the “Positive Impact” portfolio, significant values of average abnormal returns are identified only for the day 0. With respect to the “Null Impact” portfolio, the adjustment is also fast. In this case evidence of statistically significant average abnormal return is found for the event day as well as for the day 1. In the case of a “Negative Impact” the adjustment is slower, taking 3 to 4 days (between day 0 and day 3). The performance results of cumulative average abnormal return are consistent among the portfolios, and there are significant values up to 5 days. Therefore, one can conclude that when the earnings announcement is higher than analysts‟ expectations, the market quickly adjusts to the new information. In the case of negative impact announcements the adjustment is slower.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEficiência do mercadopor
dc.subjectEstudos de eventospor
dc.subjectRendibilidades anormais médiaspor
dc.subjectRendibilidades anormais médias acumuladaspor
dc.subjectMarket efficiencypor
dc.subjectStudy of eventspor
dc.subjectAbnormal average returnspor
dc.subjectCumulative abnormal average returnspor
dc.titleO impacto do anúncio de resultados, das 100 maiores empresas americanas, no preço das suas acçõespor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.15por
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