Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17101

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pires-
dc.date.accessioned2012-02-15T11:55:43Z-
dc.date.available2012-02-15T11:55:43Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1519-0919-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17101-
dc.description.abstractAs alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas, onde crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Este novo desafio para os professores deverá suscitar a adaptação criativa do currículo a essa nova realidade que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. O objectivo do nosso estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização por um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. Pela criação, recriação e improvisação dramática procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.por
dc.description.abstractDuring the last years, migration flows generated social changes on schools daily life. The coexistence on the same class of students with different nationalities challenges teachers to adapt creatively the curricula in order to deal with this diversity of cultural backgrounds. In this study, we support that artistic projects create life sharing experiences, valuing them as key idea to the creation of dramatic plots. Its purpose was the analysis of a creation process of a text and its theatrical performance. It was developed with students of the 3rd year of Higher Degree for Primary School Teachers, in an optional “Drama” class. Along the process, we intend to develop creativity, imagination, initiative, criticism and autonomy. These are the essential attributes that school should stimulate promoting artistic collaborative projects.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CESC) - UI 317 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Uberaba (UNIUBE)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectDramatizaçãopor
dc.subjectTexto dramáticopor
dc.titlePercursos na criação dramática : relato e análise de um projecto de intervenção pedagógica no ensino superiorpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionwww.uniube.br/propep/mestrado/revista/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationIssue20por
oaire.citationConferencePlaceUberabapor
oaire.citationTitleRevista Profissão Docentepor
oaire.citationVolume9por
sdum.journalRevista Profissão Docentepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9924 Revista Profissão Docente.pdf
Acesso restrito!
Documento principal514,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID