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TítuloEstudo do efeito do tipo de pneu na geração de ruído rodoviário
Autor(es)Freitas, Elisabete F.
Santos, Adriana
Santos, Luís Picado
Palavras-chaveRuído
Pneu
Camadas de desgaste
DataMar-2008
Resumo(s)Este artigo tem por objectivo o estudo da geração do ruído resultante da interacção da superfície de dois tipos de pneus com dois tipos de pavimentos rodoviários, sendo composto por duas partes. Na primeira parte apresenta-se o estado da arte relativamente à influência das características dos pneus no ruído e na segunda um caso de estudo. O estudo decorreu em duas secções de pavimento consecutivas, com camadas de desgaste em betão betuminoso drenante e em betão betuminoso denso. Os ensaios foram realizados pelo Método de ensaio dos níveis das emissões sonoras de pneu em estrada – Ensaio com motor desligado, tendo sido efectuadas 64 passagens a velocidades compreendidas entre 70 km/h e 90 km/h com dois veículos equipados com pneus diferentes. Para as condições do estudo, pode concluir-se que a variação do nível de ruído resultante do tipo de pneu reduz à medida que a velocidade aumenta e que a escultura do pneu influenciou os mecanismos geradores de ruído, provocando uma diferença de 1 dB (A) no nível de ruído.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17202
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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