Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17202
Título: | Estudo do efeito do tipo de pneu na geração de ruído rodoviário |
Autor(es): | Freitas, Elisabete F. Santos, Adriana Santos, Luís Picado |
Palavras-chave: | Ruído Pneu Camadas de desgaste |
Data: | Mar-2008 |
Resumo(s): | Este artigo tem por objectivo o estudo da geração do ruído resultante da interacção da superfície de dois tipos de pneus com dois tipos de pavimentos rodoviários, sendo composto por duas partes. Na primeira parte apresenta-se o estado da arte relativamente à influência das características dos pneus no ruído e na segunda um caso de estudo. O estudo decorreu em duas secções de pavimento consecutivas, com camadas de desgaste em betão betuminoso drenante e em betão betuminoso denso. Os ensaios foram realizados pelo Método de ensaio dos níveis das emissões sonoras de pneu em estrada – Ensaio com motor desligado, tendo sido efectuadas 64 passagens a velocidades compreendidas entre 70 km/h e 90 km/h com dois veículos equipados com pneus diferentes. Para as condições do estudo, pode concluir-se que a variação do nível de ruído resultante do tipo de pneu reduz à medida que a velocidade aumenta e que a escultura do pneu influenciou os mecanismos geradores de ruído, provocando uma diferença de 1 dB (A) no nível de ruído. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17202 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRP 2008.pdf | 937,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |